EFEMÉRIDES – dia 22 maio

Principais acontecimentos registados no dia 22 de maio.
Hoje, quarta-feira, é o centésimo quadragésimo segundo dia do ano.
Faltam 223 dias para o termo de 2019.
Dia Internacional da Diversidade Biológica ou Dia Internacional da Biodiversidade, Dia do Autor Português e Dia do Abraço.

1813 – Nasce o compositor alemão Richard Wagner.

1819 – O Savannah inicia na Geórgia, EUA, a primeira travessia do Atlântico por um navio a vapor, que terminará em Liverpool, Reino Unido.

1871 – Abrem as Conferências Democráticas, no Casino Lisbonense, com a discussão de “O Espírito das Conferências”, de Antero de Quental.

1894 – Cumprindo um projeto do arquiteto francês Louis-Ernest Reynaud modificado em Lisboa por Emílio Rossi e com um fresco do cenógrafo Luigi Manini, é inaugurado o Theatro D. Amélia (em maio de 1971 passa a Teatro Municipal São Luiz), no dia do oitavo aniversário do casamento da rainha com D. Carlos I. A estreia faz-se com a opereta A Filha do Tambor-Mor, de Offenbach.

1911 – Criação do Escudo, unidade monetária da República Portuguesa.

1907 – Nasce Georges Prosper Remi, Hergé, autor belga de Banda Desenhada, criador de Tintin.

1925 – É fundada a Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais portugueses.

1939 – A Alemanha, de Hitler, e a Itália, de Mussolini, assinam a aliança militar.

1953 – Estreia-se a obra “Kontra-Punkte”, do compositor alemão Karlheinz Stockhausen.

1973 – Os EUA e o Reino Unido vetam a resolução do Conselho de Segurança da ONU que visava alargar as sanções impostas a Portugal, pela manutenção de colónias em África.

1986 – É lançada a primeira edição em língua inglesa do jornal soviético Pravda.

1991 – Mil dias após o incêndio de agosto de 1988, começam as obras de reconstrução do Chiado, em Lisboa.

1992 – Cimeira de La Rochelle. França e Alemanha criam uma força conjunta de 35 a 45 mil soldados para reforço da NATO.

1996 – A Sociedade Portuguesa de Autores entrega o Prémio de Carreira ao escritor David Mourão-Ferreira.

1998 – Abertura ao público da EXPO 98.

– Morre, com 53 anos, Francisco Lucas Pires, ex-dirigente do CDS, deputado, eurodeputado, antigo ministro da Cultura e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

2001 – As pulseiras eletrónicas começam a ser usadas como alternativa à prisão preventiva.

2002 – Aprovação dos protocolos entre a Câmara de Lisboa, o Sporting e o Benfica para a construção dos estádios.

2003 – É decretada a prisão preventiva a Paulo Pedroso, no âmbito do processo Casa Pia.

2006 – O Conselho Superior de Defesa Nacional aprova a proposta de revisão da Lei de Programação Militar.

– Os ministros das Pescas da União Europeia aprovam o acordo de pescas UE-Marrocos, que prevê a atribuição de 14 licenças a Portugal. Entra em vigor a 01 de junho.

– São divulgados, em Díli, os resultados do concurso internacional para a exploração petrolífera no Mar de Timor-Leste. A Galp Energia perde para uma das acionistas de referência, a italiana ENI.

2007 – O Parlamento Europeu aprova o programa “Daphne III”, que prevê um investimento de 116,85 milhões de euros até 2013 na prevenção e combate à violência contra crianças, jovens e mulheres.

– O jornalista da agência Lusa Ricardo Bordalo é distinguido pela Aliança das Agências Noticiosas do Mediterrâneo com o prémio de melhor artigo jornalístico do biénio 2006/2007, com o trabalho “Imigrantes clandestinos são os escravos dos tempos”.

– O diretor da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, Xavier Malcata, é distinguido com o Danisco International Dairy Science Award 2007, na área da ciência e tecnologia de lacticínios, instituído em 1980 pela American Dairy Science Association (ADSA).

– Um grupo de cineastas, liderado por Martin Scorsese, lança em Cannes a Fundação do Cinema Mundial, para proteger, recuperar e divulgar o património cinematográfico mundial, em especial os filmes “órfãos”, abandonados ou esquecidos.

2009 – Uma mulher de 66 anos, com cancro terminal, torna-se a primeira pessoa a morrer ao abrigo da nova lei sobre suicídio assistido do Estado de Washington.

– A Sociedade Portuguesa de Autores entrega, pela primeira vez, os Prémios Pró-Autor, que distinguem entre outros, a Agência Lusa.

– Morre Mário Lemos Pires, general, último governador português de Timor-Leste. Tinha 78 anos.

2010 – José Mourinho vence a Liga dos Campeões ao serviço do Inter de Milão, ao bater na final o Bayern Munique por 2-0, em Madrid.

– 158 mortos e oito sobreviventes, sete dos quais feridos, é o balanço da queda de um Boeing-737 da Air India Express, proveniente de Dubai, no aeroporto de Mangalore (India).

2011 – Ao conquistar a Taça de Portugal André Villas-Boas torna-se o segundo treinador da história do FC Porto a conquistar quatro troféus numa só temporada, igualando o croata Tomislav Ivic, que alcançou o feito na época 1987/1988.

– Irmã Maria Clara do Menino Jesus torna-se a sexta beata de Portugal.

– Morre o antigo ciclista António Lima Fernandes, que venceu oito etapas na Volta a Portugal e foi duas vezes campeão português de velocidade. Tinha 76 anos.

– O compositor e realizador norte-americano Joseph Brooks, de 73 anos, autor de uma canção popular nos anos 1970, “You Light Up My Life”, distinguida com um óscar, é encontrado morto em Nova Iorque.

2012 – Morre, aos 82 anos, Manolo Vidal, antigo futebolista e dirigente do Sporting.

2013 – Morre Salomão Manhiça, musicólogo e autor do hino de Moçambique, “Pátria Amada”, e antigo vice-ministro da Cultura, Juventude e Desportos.

2014 – Golpe de estado na Tailândia, pelo exército tailandês, que suspende a Constituição e demite o governo, mas decide manter em funções o Senado.

2016 – O parlamento grego aprova as medidas de austeridade exigidas pelos credores para a concessão de uma nova parcela do terceiro programa de resgate ao país, negociado em 2015.

– António Costa é reeleito secretário-geral do PS, em eleições diretas pelos militantes socialistas com 95,3% dos votos, contra 2,8% do ex-dirigente Daniel Adrião.

– Morre Nick Menza, ex-baterista da banda norte-americana Megadeth. Tinha 51 anos.

2017 – Pelo menos 22 pessoas morrem e 59 ficam feridas numa explosão na Arena de Manchester, no norte da Inglaterra, no final de um concerto da cantora Ariana Grande.

No dia seguinte, o grupo extremista Estado Islâmico reivindica o atentado.

– Morre, aos 36 anos, Nicky Hayden, piloto campeão mundial de MotoGP em 2006, na sequência de atropelamento quando circulava de bicicleta.