EFEMÉRIDES – dia 17 junho

Principais acontecimentos registados no dia 17 junho

Hoje é segunda-feira, dia 17 de junho, centésimo sexagésimo oitavo dia do ano.
Faltam 197 dias para o termo de 2019.
Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação e a Seca.
Gémeos é o signo dos nascidos nesta data.

1789 – Paris a caminho da Revolução. Juramento da Sala do Jogo da Pela, pelo Terceiro Estado, resultante dos Estados Gerais, que se compromete a não abandonar o local até à elaboração da Constituição.

1856 – Primeira Convenção do Partido Republicano dos EUA, em Filadélfia.

1882 – Nasce o compositor russo Igor Stravinsky, autor de “Sagração da Primavera”, “Petroushka”, “Pássaro de Fogo”.

1885 – Chega a Nova Iorque a Estátua da Liberdade, oferecida pela França para comemorar os 100 anos da Independência dos EUA (1776-1886).

1911 – É publicado em Diário do Governo o primeiro esboço de Código da Estrada em Portugal.

1914 – Nasce Julián Marías, filósofo, sociólogo e ensaísta espanhol.

1919 – Crise económica em Portugal. Greve geral de 48 horas. Explodem várias bombas em Lisboa e a sede da União Operária Nacional é encerrada.

1922 – Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegam ao Rio de Janeiro, completando a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

1923 – Inauguração do campo do Villarreal, que só recebe a denominação de estádio dois anos mais tarde, É batizado como El Madrigal.

1925 – Assinatura do Protocolo de Genebra, apenso à Convenção da Haia (1907), para a proibição do uso de armas químicas e biológicas.

– É aprovada a fundação do Banco de Angola e Metrópole, de Alves dos Reis.

1928 – A primeira aviadora a arriscar a travessia do Atlântico, a norte-americana Amelia Earhart, levanta voo da Terranova com destino ao Reino Unido, atingindo o País de Gales 21 horas depois.

1940 – O cônsul português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, contraria as ordens de Salazar e começa a emitir vistos de entrada em Portugal aos refugiados de guerra que os solicitarem.

– II Guerra Mundial. O general Charles De Gaulle funda, em Londres, o Comité Nacional da França Livre, para coordenação da resistência à ocupação nazi.

1944 – É constituída a República da Islândia.

1946 – Nasce o compositor francês Gérard Grisey, autor de “Prologue”.

1971 – Morre, com 49 anos, o ator português Humberto Madeira.

1972 – São presos cinco homens na sede nacional do Partido Democrata, no edifício Watergate, em Washington, EUA. É o primeiro passo no Caso Watergate, que culminará com a demissão de Richard Nixon, em 1974.

– O Presidente da República Amério Tomás, acompanhado por membros do Governo de Marcello Caetano, inaugura o Autódromo do Estoril.

1974 – Atentado à bomba do IRA, no Parlamento inglês, em Londres, causa 11 feridos.

1979 – Morre, aos 67 anos, o cineasta norte-americano Nicholas Ray, realizador de “Johnny Guitar”.

1983- O escritor mexicano Juan Rulfo, autor de “Pedro Páramo”, ganha o prémio das Letras Príncipe das Astúrias.

1984 – Começam as emissões experimentais da “TSF – Rádio Jornal”, só em Lisboa e não legalizada.

1987 – É lançada à água, nos estaleiros de Vila do Conde, a réplica da caravela com que Bartolomeu Dias passou o Cabo das Tormentas, 500 anos antes.

1991 – O Governo sul-africano elimina a última lei do apartheid, que vigorou no país durante quatro décadas.

1992 – É atribuído o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores ao romance de José Saramago “Evangelho Segundo Jesus Cristo”.

1995 – É celebrada em Genebra a primeira das 31 reuniões do grupo de trabalho necessárias para confirmar a adesão da Rússia à Organização Mundial do Comércio.

1998 – Fuga radioativa numa fábrica de Acerinox, em Cadiz, Espanha.

2001 – O pretendente ao trono da Bulgária Simeão II vence as eleições legislativas, assumindo a liderança da República.

2003 – O Prémio da Paz 2003 é atribuído à ensaísta norte-americana Susan Sontag.

2004 – Morre, com 70 anos, Jacek Kuron, sindicalista polaco, cofundador da central Solidariedade.

2005 – Eleições presidenciais no Irão. O ultraconservador Mahmud Ahmadinejad passa à segunda volta.

2006 – Portugal qualifica-se para os oitavos de final do Campeonato do Mundo de Futebol, ao derrotar o Irão por 2-0.

2007 – O partido de direita UMP, do presidente francês Nicolas Sarkozy, vence a segunda volta das eleições legislativas, com maioria absoluta.

– O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, empossa o novo governo de emergência chefiado pelo economista independente Salam Fayyad e ilegaliza o Hamas e o seu braço armado, as Brigadas Ezzedine Al-Qassam.

– É detido, no Montenegro, Vlastimir Djordjevic, antigo líder das forças de segurança sérvias do Kosovo, procurado pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia por crimes de guerra cometidos entre 1998 e 1999.

– Morre, aos 67 anos, Abílio Osório Soares, ex-governador de Timor-Leste durante a ocupação indonésia.

– Morre, com 62 anos, o costureiro italiano Gianfranco Ferré.

2008 – Morre a atriz e bailarina Cyd Charisse, parceira de Fred Astaire e de Gene Kelly em muitos filmes musicais da época de ouro de Hollywood, em Los Angeles. Tinha 87 anos

2009 – Morre António Pedro Ruella Ramos, administrador da Lisgráfica e ex-diretor do jornal Diário de Lisboa. Tinha 70 anos.

– Morre, aos 58 anos, José Calvário, maestro e compositor, autor de “E Depois do Adeus” e “Flor sem Tempo”.

2012 – O partido conservador Nova Democracia, liderado por Antonis Samaras, vence as eleições legislativas na Grécia, mas não consegue maioria absoluta.

– O ciclista português Rui Costa (Movistar) vence a Volta à Suíça em bicicleta, depois de ter conseguido manter a curta vantagem de 14 segundos sobre o luxemburguês Frank Schleck para a nona e última etapa.

2015 – Os acionistas do BPI (Banco Português de Investimento) decidem em reunião magna chumbar a desblindagem dos direitos de voto a 20% no banco, passo essencial para o sucesso da Oferta Pública de Aquisição lançada pelo CaixaBank.

– Morre Charles Correa, arquiteto indiano, autor do projeto do Centro Champalimaud, em Lisboa. Tinha 84 anos.

– Morre, com 90 anos, António Garcia, um dos pioneiros do design em Portugal e um dos criadores que teve um papel fundamental na afirmação da disciplina no país.

– Morre Ron Clarke, antigo fundista australiano, que chegou a bater 17 recordes mundiais e acendeu a chama olímpica dos Jogos de Melbourne em 1956. Tinha 78 anos.

2016 – O Rio de Janeiro decreta “estado de calamidade pública” a 49 dias da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A medida é causada por uma grave crise financeira que, entre outras, impede o cumprimento de obrigações assumidas em decorrência da realização dos eventos desportivos mundiais sediados no Brasil.

– O Conselho de ministros das Finanças da União Europeia decide encerrar os Procedimentos por Défice Excessivo a Chipre, Irlanda e Eslovénia, e adia as posições sobre Portugal e Espanha.

2017 – Dois grandes incêndios deflagram na região Centro e provocam 64 mortos e mais de 200 feridos. Estes incêndios, que deflagram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consomem cerca de 50 mil hectares de floresta.

– O português Vasco Vilaça sagra-se campeão europeu de triatlo na categoria de juniores, no decorrer do Campeonato da Europa da modalidade, em Kitzbuhel, na Áustria.

– O português João Pereira sagra-se campeão europeu de triatlo, no Campeonato da Europa da modalidade, a decorrer em Kitzbuhel, na Áustria, com João Silva em terceiro lugar.