COMPARTILHE

Principais acontecimentos registados no dia 15 de maio.
Dia Internacional da Latinidade, Dia Internacional das Famílias, Dia do Objetor de Consciência e Dia do Euromelanoma.

1492 – D. João II funda o Hospital de Todos os Santos, em Lisboa.

1567 – Nasce o compositor italiano Claudio Monteverdi, autor de “L’Orfeo”.

1602 – Bartolomeu Gosnod, navegador inglês, descobre o Cabo Cod, na América.

1859 – Nasce o físico francês Pierre Curie.

1872 – Constituída a Companhia Carrila Americano do Porto, que no ano seguinte daria início à exploração de uma carreira de transporte público. O “americano” era puxado por parelhas de cavalos e deslocava-se sobre carris.

1911 – O Supremo Tribunal dos EUA determina a separação da Standard Oil em várias empresas independentes, por violação da Lei anti trust.

1924 – O Senado dos EUA define quotas de imigração com base nas nacionalidades de origem.

1927 – Realiza-se a primeira volta a Portugal em bicicleta. António Augusto de Carvalho, de Carcavelos, vence a prova.

1944 – Holocausto. Começa a deportação dos judeus da Hungria para o campo de extermínio nazi de Auschwitz.

1948 – Ataque da Força Aérea egípcia ao recém-criado Estado de Israel.

1953 – O ditador Oliveira Salazar recusa nova proposta de negociações com a Índia, para a transferência de soberania dos territórios sob administração portuguesa. A Índia anuncia o fecho da delegação em Lisboa, concretizada a 11 de junho.

1964 – A equipa de futebol do Sporting vence o MTK Budapeste, por 1-0, na finalíssima da Taça das Taças e consegue desta forma o seu primeiro troféu europeu.

1969 – Realiza-se o II Congresso Republicano de Aveiro.

– São inauguradas as instalações da Biblioteca Nacional, no Campo Grande, em Lisboa.

1973 – Os países árabes suspendem o fluxo de petróleo para o Ocidente, em protesto pela política de Israel.

1974 – António de Spínola é investido presidente da República Portuguesa.

1975 – São roubadas 36 obras impressionistas do Museu de Arte Moderna de Milão.

– Amâncio Ortega Ganoa abre a primeira loja Zara, na Corunha, em Espanha.

1976 – Fundação dos primeiros Parques Industriais em Guimarães, Covilhã e Évora, para fábricas não poluentes de pequena e média dimensão.

1977 – O Marítimo, da Madeira, torna-se o primeiro clube fora do continente português a ascender ao principal campeonato (I Divisão).

1986 – Morre, com 28 anos, o piloto italiano de Fórmula 1 Elio de Angelis, no circuito de Paul Ricard, França.

1990 – A norte-americana Drexel Burnham Lambert Trading, em processo de falência, reconhece a dívida de 70 milhões de euros ao Banco de Portugal, resultante das aplicações do banco central português.

1991 – Pela primeira vez uma mulher, Edith Cresson, 57 anos, é nomeada para a liderança do Governo francês.

– Morre, com 90 anos, o escritor do Mali Amadou Hampate Ba, nome fundador da literatura africana.

1992 – Inauguração do Museu da Rádio, em Lisboa.

– É adotada a Carta Europeia do Desporto pelos ministros europeus responsáveis pela área, reunidos na sua 7.ª conferência, em Rhodes, na Grécia.

1999 – Morre, aos 56 anos, Manuel Lopes, fundador da Intersindical (1970) e dirigente da CGTP-In.

– Edmund Ho é eleito primeiro chefe do Executivo da futura Região Administrativa Especial de Macau depois de vencer na corrida eleitoral Stanley Au Chong Kit.

2001 – Entra em vigor um novo regulamento do ruído.

2003 – O ex-ministro ruandês Eliezer Niyitegeka do antigo Governo hutu é condenado a prisão perpétua pelo Tribunal Penal Internacional para o Ruanda, pelo envolvimento no genocídio de 1994.

2004 – Arqueólogos egípcios identificam as ruínas da antiga Biblioteca de Alexandria, desaparecida há 16 séculos.

2005 – Portugal fica em segundo lugar no I Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA, ao perder com a França no desempate por penalties.

2006 – É assinado o contrato de investimento para a reativação das Minas de Aljustrel, em 2008, quatro dias após o anúncio oficial.

– Terceiro dia de violência em São Paulo, Brasil. Ataques a autocarros e agências bancárias. Prosseguem motins em estabelecimentos prisionais. O balanço oficial eleva-se a 187 mortos, entre polícias, suspeitos e civis. O controlo das cadeias é retomado ao fim do dia.

2007 – Morre Jerry Fatwell, líder evangelista norte-americano, um dos representantes da direita religiosa nos Estados Unidos. Tinha 73 anos.

2008 – O coronel chileno na reforma Mario Manríquez, 73 anos, é acusado pela justiça do seu país de ser o responsável pelo assassínio do cantor Victor Jara, na esteira do golpe do general Augusto Pinochet, em 1973.

– A Interpol confirma a autenticidade dos ficheiros informáticos do computador capturado ao “número dois” das FARC, Raul Reyes, que segundo as autoridades colombianas provam o apoio direto do presidente venezuelano à guerrilha, em dinheiro e armas.

2009 – A Comissão Europeia e agências da ONU assinam um acordo no valor de mil milhões de euros para ajudar agricultores de 50 países, entre os quais Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, a lutar contra a penúria alimentar

– O presidente norte-americano, Barack Obama, anuncia o restabelecimento dos tribunais militares de exceção, criados pelo seu antecessor, George W. Bush, para julgar presos suspeitos de terrorismo detidos na prisão de Guantánamo (Cuba).

2010 – A australiana Jessica Watson, de 16 anos, chega a Sydney, tornando-se o navegador mais jovem a dar a volta ao mundo em solitário, sem escalas e sem assistência.

2011 – Dominique Strauss-Kahn, presidente do FMI e líder do Partido Socialista francês, é detido em Nova Iorque. De acordo com as autoridades policiais americanas, o presidente do FMI tentou agredir sexualmente uma empregada do hotel Sofitel, de 32 anos.

– Líbia/Primavera Árabe: As forças leais a Kadhafi retiram-se de Misrata, após semanas de combates que provocam centenas de mortos.

2012 – Na Grécia, fracassam as negociações para um governo de unidade. É anunciada a formação de um governo interino, dirigido pelo magistrado Panayotis Pikrammenos, até às novas eleições.

– Morre Carlos Fuentes, escritor mexicano. Tinha 83 anos.

2013 – Comissão Europeia inaugura, em Bruxelas, o Centro de Resposta a Emergências, que tem como função coordenar o envio de ajuda humanitária e a atuação da proteção civil da União Europeia.

– Morre, com 66 anos, Henrique Rosa, ex-presidente da transição da Guiné-Bissau.

2016 – O Supremo Tribunal Federal do Brasil aprova, por unanimidade, a suspensão do mandato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

– O Benfica sagra-se tricampeão português de futebol, feito que não conseguia desde 1976/77, ao vencer na Luz o Nacional por 4-1, em encontro da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol.

– O holandês Max Verstappen vence o Grande Prémio de Espanha, na Catalunha, tornando-se, aos 18 anos, o mais novo piloto a triunfar no Mundial de Fórmula 1, na estreia pela escuderia Red Bull.

– Morre Andre Brahic, astrofísico e um dos cientistas que descobriu os anéis do Neptuno. Tinha 73 anos.

2017 – Leonardo Jardim é eleito o melhor treinador da Ligue 1 francesa em 2016/17, pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de França (UNFP).