COMPARTILHE

Principais acontecimentos registados no dia 15 julho de 2019

Hoje, segunda-feira, é dia 15 de julho. Este é o centésimo nonagésimo sexto dia do ano.
Faltam 169 dias para o termo de 2019.

1099 – Conquista de Jerusalém, na primeira Cruzada.

1606 – Nasce o pintor e gravador holandês Rembrandt, ou Harmenszoon van Rijn, autor de “Tobias”, “O Samaritano”, “Roda Noturna”.

1662 – A Coroa britânica promulga o decreto de criação da Royal Society de Londres, “para a promoção do conhecimento natural”, presidida por Lord Brouncker.

1759 – Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, recebe o título de Conde de Oeiras.
1789 – Revolução Francesa. À Tomada da Bastilha sucede o levantamento dos camponeses. Nas cidades, formam-se milícias revolucionárias de cidadãos.

1834 – Extinção da Inquisição em Espanha.

1864 – Alfred Nobel regista a patente da dinamite.

1868 – Morre William Thomas Morton, que descobriu a anestesia. Tinha 49 anos.

1885 – Morre, com 48 anos, a poetisa galega Rosalía de Castro.

1892 – Nasce o filósofo alemão Walter Benjamin, autor de “Rua de Sentido Único” e “The Work of Art in the Age of Its Technological Reproducibility”.

1904 – Morre o novelista e dramaturgo russo Anton Tchekov, renovador do teatro moderno e do conto, autor de “O Tio Vânia”, “O Cerejal”. Tinha 44 anos.

1912 – Morre o atleta português Francisco Lázaro, vítima de insolação, durante a maratona dos Jogos Olímpicos de Estocolmo. Tinha 24 anos.

1916 – Fundação da Boeing Company, nos EUA, para a construção de aeronaves.

1918 – Grande Guerra de 1914-18. Segunda Batalha do Marne. Derrota das forças alemãs na tomada de Paris.

1919 – Nasce a escritora irlandesa Iris Murdoch, autora de “O Sino”.

1939 – Nasce Aníbal Cavaco Silva, antigo primeiro-ministro, antigo Pesidente da República Portuguesa.

1945 – II Guerra Mundial. A Itália declara guerra ao Japão.
1965 – A nave espacial norte-americana Mariner IV envia as primeiras fotografias do planeta Marte.
1968 – Início da primeira ligação aérea comercial regular entre os EUA e URSS.

1973 – Marcello Caetano inicia visita de três dias a Londres. Manifestações constantes condenam o massacre de Wiriamu, em Moçambique, revelado pelo Times.

1975 – É publicada a Lei 7/75 que reconhece o direito do povo de Timor-Leste à independência.

– Primeira missão espacial conjunta das naves Apollo, norte-americana, e Soyuz, soviética.

1983: A explosão de uma bomba perto dos balcões de ‘check-in’ da companhia turca Turkish Airlines, no aeroporto de Orly (Paris) faz oito mortos e 54 feridos. Em março de 1985, três arménios são condenados por este atentado, a prisão perpétua, a 15 e a dez anos de cadeia, respetivamente.

1987 – O líder da URSS Mikhail Gorbatchov condena o estalinismo.
1992 – Os escritores portugueses Natália Correia e David Mourão-Ferreira recebem a medalha de honra da Associação Internacional de Artes e Letras de França.

– Eleição de Bill Clinton para candidato do Partido Democrata à Presidência dos EUA.
1994 – O Conselho da União Europeia escolhe Jacques Santer, 57 anos, primeiro-ministro do Luxemburgo, para a Presidência da Comissão.
1995 – O escritor português Mário de Carvalho conquista o Grande Prémio de Romance e Novela da APE com “Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde”.
1997 – O estilista italiano Ganni Versace é assassinado em Miami, EUA. Tinha 51 anos.

1999 – A Linha do Cidadão Idoso inicia o atendimento público.

– Novo bloqueio do processo de paz para a Irlanda do Norte com a impossibilidade de constituição de um governo autónomo.

2000 – Constituição de um governo misto da UNTAET (Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste) e líderes timorenses.

2001 – Começa a primeira fase do resgate do submarino nuclear russo Kursk, afundado no mar de Barents em agosto de 2000.
2002 – Termina a recolha dos escombros do World Trade Center, em Nova Iorque, dez meses após os atentados de 11 de setembro de 2001.

– Marrocos declara a soberania sobre a ilha espanhola de Perejil.

2003 – O Tribunal Constitucional “chumba” o diploma que regula as reformas antecipadas na Função Pública.

– Morre, aos 50 anos, o escritor chileno Roberto Bolaño, autor de “Estrella Distante” e “Monsieur Pain”.

2004 – O Presidente da República, Jorge Sampaio, veta a Lei de Bases do Sistema Educativo.

2005 – A Unesco aprova a inclusão das zonas históricas de Macau na lista do Património Mundial da Humanidade e a obra do arquiteto catalão Antoní Gaudí.

2006 – A Rússia acolhe, pela primeira vez, a cimeira anual do G8.

– É introduzida publicamente a rede social Twitter, criada pelo norte-americano Jack Dorsey.

2007 – Entra em vigor a nova Lei do aborto.

– António Costa, do PS, é eleito presidente da Câmara de Lisboa com 29,54 por cento dos votos.

– Shimon Peres presta juramento como presidente de Israel.

– Dezenas de militantes das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, afetas à Fatah do presidente palestiniano Mahmud Abbas, entregam as armas e aceitam renunciar ao terrorismo em troca de uma amnistia de Israel.

– O Brasil revalida o título na Copa América, ao vencer na final a Argentina por 3-0, em jogo disputado em Maracaíbo (Venezuela).

2009 – Morrem os 168 ocupantes de um Tupolev da iraniana Caspian Airlines que se despenhou, após descolar do aeroporto de Teerão rumo a Ereva (Irão). O piloto havia informado da existência de um problema técnico.

2011 – Desmoronamento na mina de São José, no Chile. Trinta e um dos trinta e três mineiros interpõem uma ação judicial contra o Estado chileno, no valor de 7,750 mil milhões de pesos (cerca de 11,25 milhões de euros). A ação judicial tem por base a alegada negligência do Serviço de Geologia e de Mineração chileno, que não terá cumprido as medidas de fiscalização necessárias na mina onde se deu o acidente.

2012 – O K2 200 júnior Diogo Quintas/Diogo Lopes conquista a medalha de bronze nos Europeus de canoagem de juniores e sub-23, no segundo pódio português no evento em Montemor-o-Velho.

– A canoísta júnior Francisca Laia conquista a medalha de bronze em K1 200 nos Europeus de canoagem de juniores e sub-23, garantindo o primeiro pódio português.

2013 – O canoísta português Fernando Pimenta conquista a medalha de ouro na prova de K1 500 metros das Universíadas, na cidade russa de Kazan.

– Morre Manuel Quijada, antigo embaixador da Venezuela em Portugal, vítima de doença prolongada que nos últimos anos o afastou de atividades públicas. Tinha 80 anos.

– Morre Sebastião Vasconcelos, ator brasileiro, vítima de paragem respiratória. Tinha 86 anos

2014 – Israel lança uma ofensiva terrestre na faixa de Gaza, após dez dias de bombardeamentos aéreos, que provocaram a morte a pelo menos 237 pessoas.

– O luxemburguês Jean-Claude Juncker é eleito para a presidência da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, ao recolher no hemiciclo de Estrasburgo 422 votos a favor, 250 contra e 47 abstenções.

2015 – O parlamento grego aprova o primeiro pacote de reformas exigido pela zona euro, enquanto os funcionários públicos fazem uma greve de 24 horas.

2017 – O cineasta alemão Wim Wemders, que realizou “Lisbon Story”, é distinguido com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural/2017.

– Morre, aos 40 anos, vítima de cancro, nos Estados Unidos.

Maryam Mirzakhani, matemática iraniana e primeira mulher distinguida com a Medalha Fields, o mais prestigiado galardão nesta disciplina científica.

– Morre, aos 89 anos, na Califórnia, Martin Landau, ator norte-americano conhecido pelas interpretações em filmes como “North by Northwest”, de Alfred Hitchcock, e pela série de televisão “Mission: Impossible”.

2018 – O médio croata Luka Modric conquista a Bola de Ouro, o prémio de melhor jogador do Mundial2018 de futebol.