COMPARTILHE

Hoje é terça-feira, 14 de maio, centésimo trigésimo quarto dia do ano
Dia Internacional de Observação de Aves – Global Big Day e Dia Paralímpico.
Faltam 231 dias para o final de 2019.

Nesta data, em 1811, o Paraguai ascendia à independência. Em 1948, terminava o mandato britânico na Palestina, sendo constituído o estado independente de Israel com Chaim Weizmann por presidente e Ben Gurion, primeiro-ministro. No mesmo dia, a Legião Árabe da Transjordânia invadia a Palestina e entrava em Jerusalém.
Em 1955, forças dos países do leste europeu constituíam o Pacto de Varsóvia. Em 1972, Okinawa regressava à posse do Japão, depois de 27 anos de jurisdição norte-americana. Em 1973, era lançada a primeira grande estação espacial norte-americana, Skylab. Em 1976, a Índia e o Paquistão anunciavam o restabelecimento de relações diplomáticas, interrompidas pela questão do Bangladesh.
Em 1986, a justiça jugoslava condenava à morte Andrija Artukovic, 86 anos, responsável pela polícia e pelos campos de concentração nazi na Croácia durante a II Guerra Mundial. Em 1991, o Diário de Notícias era vendido por cerca de 42 milhões de euros (8,4 milhões de contos) ao consórcio liderado pela Lusomundo. Na mesma data, Jiang Qing, viúva de Mao Tse Tung, presa desde 1976, suicidava-se em Pequim.
Em 1995, Carlos Menem era reeleito para o segundo mandato como presidente da Argentina. Em 1996, os dirigentes da Federação Croata-Muçulmana assinavam em Washington o acordo para a unificação dos exércitos. Em 1998, morria Francis Frank Albert Sinatra. Tinha 82 anos.

Em 1999, as vilas de Valpaços, Quarteira, Póvoa de Santa Iria, Macedo de Cavaleiros e Santa Comba Dão passavam a cidade. Em 2003, o ensaísta português Eduardo Lourenço recebia o Prémio Latinidade da União Latina, e o alemão Jurgen Habermas era distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais.

Em 2004, tanques norte-americanos entravam no cemitério de Najaf, Iraque, para tentarem controlar a sublevação xiita de Moqtada Al Sadr. Em Portugal, morria, aos 70 anos, Volker Hubers, fundador do Centro Cultural de Almancil. Em Espanha, desaparecia Jesus Gil y Gil, 71 anos, principal acionista do Atlético de Madrid, antigo presidente do clube, ex-alcaide de Marbella e promotor imobiliário.

Em 2005, eram sepultadas em Díli, Timor-Leste, as últimas 32 vítimas não identificadas dos ataques das milícias, em 1999.

Em 2007, “Cyrano de Bergerac”, de Edmond Rostand, com encenação de Denis Podalydès, vencia os Prémios Molière, em seis categorias.

Em 2008, o Zenit São Petersburgo conquistava a Taça UEFA de futebol, ao derrotar o Glasgow Rangers, por 2-0, na final disputada do Estádio de Old Trafford, em Manchester, Inglaterra.

Em 2009, a fragata portuguesa Corte-Real terminava a missão bem sucedida de escolta de um navio das Nações Unidas que transportava bens alimentares para Berbera, no norte da Somália.

Em 2010, morria, aos 66 anos, o fiscalista, professor universitário, comentador político e jurisconsulto José Luís Saldanha Sanches.

Em 2012, morria Manuel Reis Santos, vice-presidente da Academia Nacional de Belas Artes. Tinha 91 anos.

Em 2013, três astronautas regressavam à Terra a bordo da nave espacial russa Soyuz TMA-07M, que aterrou sem incidentes no Cazaquistão, depois de seis meses de missão na Estação Espacial Internacional, informaram as autoridades russas. O Conselho Nacional de Justiça do Brasil legalizava o casamento homossexual.

Em 2017, Emmamuel Macron tomava posse como Presidente da República de França, tornando-se, com 39 anos, o mais jovem chefe de Estado do país. O Real Massamá assegurava a subida à II Liga portuguesa de futebol, pela primeira vez na sua história, ao vencer a zona sul do Campeonato de Portugal, relegando o Praiense para o ‘play-off’ de promoção.