COMPARTILHE

Principais acontecimentos registados no dia 08 agosto de 2019
Hoje é quinta-feira, dia 08 de agosto de 2019, ducentésimo vigésimo dia do ano.
Faltam 145 dias para o termo de 2019.
Dia Mundial do Gato
Leão é o signo dos nascidos nesta data.

1583 – Morre Fernão Mendes Pinto, aventureiro, combatente, viajante, autor de “Peregrinação”.

1673 – Os holandeses reconquistam aos ingleses as colónias americanas de Nova Iorque e Nova Jersey.

1709 – Bartolomeu de Gusmão apresenta a D. João V, em Lisboa, o projeto da máquina voadora, com um protótipo que larga na sala dos embaixadores da Casa da Índia, no Terreiro do Paço.

1786 – Os alpinistas Michael Gabriel-Paccard e Jacques Balmat atingem o ponto mais alto dos Alpes, o Mont Blanc, pela primeira vez.

1832 – A Companhia das Índias Orientais anexa o Qatar.

1876 – Thomas Edison regista a patente do mimógrafo, antepassado das fotocopiadoras.

1879 – Nasce Emiliano Zapata, dinamizador da sublevação dos camponeses mexicanos contra o Governo, em 1919 (movimento do “agrarismo”), que reivindicou pela primeira vez “La tierra es de quien la trabaja”.

1912 – Norton de Matos, governador de Angola, cria a cidade de Huambo.

1915 – Grande Guerra 1914-18. Começa a Batalha de Sari Bair, pelo controlo do Mediterrâneo.

1922 – Nasce o poeta britânico Philip Larkin, autor de “The Whitsun Weddings”.

1929 – O dirigível alemão Graf Zeppelin começa a volta ao mundo.

1944 – II Guerra Mundial. O 1.º Exército canadiano avança para Falaise, França.

1945 – II Guerra Mundial. É criado o Tribunal de Nuremberga. Representantes aliados aprovam, em Londres, a criação do tribunal internacional de guerra para julgar os crimes nazis.

– II Guerra Mundial. A URSS declara guerra ao Japão.

1946 – Fundação do Clube Oriental de Lisboa.

1953 – Os EUA e a Coreia do Sul assinam o acordo de cooperação para defesa mútua.

1960 – As Nações Unidas exigem a saída das tropas belgas do Congo.

– Nos EUA, a farmacêutica GD Searle lança no mercado a primeira pílula anticoncecional Envoid.

1961 – Guerra Colonial. As forças portuguesas tomam Zala e Quincuzo, em Angola, e avançam para Nambuangongo. Em Portugal, são entregues “brevets” às primeiras cinco enfermeiras paraquedistas.

– Candidatura de adesão do Reino Unido à Comunidade Económica Europeia (CEE), feita pelo primeiro-ministro conservador Harold Macmillan.

1963 – Assalto ao comboio-correio, no Reino Unido. Quinze indivíduos assaltam o expresso noturno Glasgow-Londres, apoderando-se de mais de 2,6 milhões de libras.

1965 – Independência de Singapura.

1967 – É criada a ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático. Os objetivos da associação são fomentar o crescimento económico e a estabilidade na região do sudeste asiático.

1971 – Realiza-se o primeiro Festival de Vilar de Mouros, iniciativa do médico António Barge. Cerca de 30 mil pessoas assistem a concertos de músicos como Elton John e à estreia de obras de Joly Braga Santos e António Victorino d’Almeida.

1974 – Motim de antigos agentes da PIDE-DGS no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

– Anúncio da demissão do presidente dos EUA Richard Nixon, que se concretizará no dia seguinte, na sequência do Caso Watergate.

1975 – Toma posse o V Governo Provisório, liderado por Vasco Gonçalves. O primeiro-ministro reafirma as teses políticas do Período Revolucionário em Curso.

1978 – Morre o poeta português Ruy Belo, autor de “País Possível”. Tinha 45 anos.

1981 – Guerra-fria. A Casa Branca afirma-se determinada na produção da bomba de neutrões.

1984 – O resultado dos Censos da população portuguesa mostra, pela primeira vez, a diminuição da taxa de crescimento. O número médio de nascimentos por mil habitantes passou de 9,7, em 1971, para metade, 4,9/1000, em 1980.

1988 – O Irão e o Iraque assinam o cessar-fogo que põe fim à guerra.

– Estudantes iniciam uma revolta popular na Birmânia que leva às ruas centenas de milhares de pessoas. A violenta intervenção do poder, após seis semanas de protestos, deixa cerca de três mil mortos.

1990 – O Iraque consagra a anexação do Kuwait. O Reino Unido coloca forças aéreas e navais no Golfo Pérsico.

1994 – Israel e a Jordânia abrem o primeiro posto fronteiriço entre os dois países, depois de 46 anos de guerra.

2001 – É aprovada a nova Lei das Finanças Regionais.

2002 – Morre, com 92 anos, o escritor chileno Francisco Coloane, autor de “Terra de Fogo”.

2003 – O representante especial do secretário-geral da ONU no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, reúne-se no Egito com responsáveis da Liga Árabe.

2004 – As autoridades iraquianas repõem a pena de morte.

– Morre, aos 98 anos, Fay Wray, atriz norte-americana, a “namorada” de King Kong.

2005 – O antigo responsável do programa da ONU Petróleo por Alimentos, para o Iraque, Benon Sevan, é acusado de ter recebido 150 mil dólares em “luvas”, através de um familiar do anterior secretário-geral da organização, Boutros-Ghali.

2006 – Sai em Diário da República o decreto-lei que estabelece as regras de acessibilidade a edifícios públicos e privados, para pessoas com deficiência. O diploma entra em vigor em fevereiro de 2007.

– Francis Obikwelu conquista a medalha de ouro dos 100 metros nos Europeus de Atletismo em Gotemburgo, Suécia, ao vencer a final em 9,99 segundos, novo recorde da competição.

2007- O “Creoula”, navio de treino de mar da Armada Portuguesa, ganha o prémio da embarcação que mais contribuiu para o intercâmbio de culturas durante a regata “Tall Ships Race Med 2007”, que terminou em Génova, Itália.

– Xanana Gusmão, presidente do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste, toma posse como primeiro-ministro do IV Governo Constitucional timorense.

2008 – O Estádio do Bessa, no Porto, sede do Boavista Futebol Clube, é penhorado pela Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) e está à venda pelo valor mínimo de 28,317 milhões de euros, informa a DGCI no seu site.

2009 – Morre, aos 79 anos, Raul Solnado, ator de revistas, comédias e telenovelas. Desde o palco da Sociedade Guilherme Cossul, Solnado tornou-se primeira figura em diversas revistas do Parque Mayer, em Lisboa, ao lado de nomes como António Silva, Humberto Madeira e Vasco Santana. “A guerra de 1914/1918” ou “É do inimigo?” tornaram Raul Solnado um nome de primeiro plano da cena portuguesa.

2011 – O novo primeiro-ministro do governo no exílio do Tibete toma posse, substituindo o dalai-lama como líder político dos budistas tibetanos, numa cerimónia em Dharamsala (norte da Índia). Lobsang Sangay, um jurista que estudou nos Estados Unidos, torna-se assim no primeiro homem na história do Tibete a assumir um poder político superior ao do dalai-lama.

– Manuel Pinto da Costa regressa à presidência de São Tomé e Príncipe, após vencer as eleições à segunda volta. O candidato apresentou-se como suprapartidário e foi apoiado na segunda volta pelo Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata, na oposição, alcançando 52,88 por cento. O seu adversário, Evaristo Carvalho, apoiado pela Ação Democrática Independente (ADI), partido no poder com maioria relativa, liderado pelo primeiro-ministro, Patrice Trovoada, obteve 47,12 por cento.

2012 – Fernando Pimenta e Emanuel Silva conquistam a primeira medalha olímpica (medalha de prata) para a canoagem portuguesa, nos Jogos Olímpicos de Londres.

– Sarah Attar torna-se a primeira mulher saudita a competir no atletismo olímpico, usando um lenço na cabeça (hijab), uma camisa verde de mangas compridas e umas leggins pretas, terminando em último a eliminatória dos 800 metros nos Jogos Londres2012.

2014 – A Organização Mundial de Saúde declara a epidemia de Ébola, registada na África Ocidental, onde já matou perto de mil pessoas, “emergência de saúde pública de carácter mundial”.

2015 – O líder do Conselho da Revolução Maubere, Mauk Moruk, e o seu número dois são mortos numa troca de tiros com efetivos das forças de segurança timorenses que os perseguiam desde março.

2016 -A Austrália sagra-se a primeira campeã olímpica de râguebi de sete, após vencer na final a Nova Zelândia por 24-17, no Rio de Janeiro.

– Morre Edward Daly, bispo célebre por ter acenado com um lenço branco a soldados durante o massacre designado de Bloody Sunday em 1972 na Irlanda do Norte. Tinha 82 anos.

– Morre, aos 71 anos, Bernard Farrelly, australiano e o primeiro surfista a sagrar-se campeão do mundo, depois de uma vida dedicada a promover a modalidade, que ajudou a popularizar na década de 60.

2017 – Morre, aos 81 anos, Glen Campbell, lenda da música ‘country’.

2018 – Morre, aos 28 anos, num acidente de carro, Nicholas Bett, atleta queniano, campeão mundial dos 400 metros barreiras em 2015, em Pequim.