COMPARTILHE

Principais acontecimentos registados no dia 08 agosto de 2019
Hoje é quinta-feira, dia 08 de agosto de 2019, ducentésimo vigésimo dia do ano.
Faltam 145 dias para o termo de 2019.
Dia Mundial do Gato
Leão é o signo dos nascidos nesta data.

1583 – Morre Fernão Mendes Pinto, aventureiro, combatente, viajante, autor de “Peregrinação”.

1673 – Os holandeses reconquistam aos ingleses as colónias americanas de Nova Iorque e Nova Jersey.

1709 – Bartolomeu de Gusmão apresenta a D. João V, em Lisboa, o projeto da máquina voadora, com um protótipo que larga na sala dos embaixadores da Casa da Índia, no Terreiro do Paço.

1786 – Os alpinistas Michael Gabriel-Paccard e Jacques Balmat atingem o ponto mais alto dos Alpes, o Mont Blanc, pela primeira vez.

1832 – A Companhia das Índias Orientais anexa o Qatar.

1876 – Thomas Edison regista a patente do mimógrafo, antepassado das fotocopiadoras.

1879 – Nasce Emiliano Zapata, dinamizador da sublevação dos camponeses mexicanos contra o Governo, em 1919 (movimento do “agrarismo”), que reivindicou pela primeira vez “La tierra es de quien la trabaja”.

1912 – Norton de Matos, governador de Angola, cria a cidade de Huambo.

1915 – Grande Guerra 1914-18. Começa a Batalha de Sari Bair, pelo controlo do Mediterrâneo.

1922 – Nasce o poeta britânico Philip Larkin, autor de “The Whitsun Weddings”.

1929 – O dirigível alemão Graf Zeppelin começa a volta ao mundo.

1944 – II Guerra Mundial. O 1.º Exército canadiano avança para Falaise, França.

1945 – II Guerra Mundial. É criado o Tribunal de Nuremberga. Representantes aliados aprovam, em Londres, a criação do tribunal internacional de guerra para julgar os crimes nazis.

– II Guerra Mundial. A URSS declara guerra ao Japão.

1946 – Fundação do Clube Oriental de Lisboa.

1953 – Os EUA e a Coreia do Sul assinam o acordo de cooperação para defesa mútua.

1960 – As Nações Unidas exigem a saída das tropas belgas do Congo.

– Nos EUA, a farmacêutica GD Searle lança no mercado a primeira pílula anticoncecional Envoid.

1961 – Guerra Colonial. As forças portuguesas tomam Zala e Quincuzo, em Angola, e avançam para Nambuangongo. Em Portugal, são entregues “brevets” às primeiras cinco enfermeiras paraquedistas.

– Candidatura de adesão do Reino Unido à Comunidade Económica Europeia (CEE), feita pelo primeiro-ministro conservador Harold Macmillan.

1963 – Assalto ao comboio-correio, no Reino Unido. Quinze indivíduos assaltam o expresso noturno Glasgow-Londres, apoderando-se de mais de 2,6 milhões de libras.

1965 – Independência de Singapura.

1967 – É criada a ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático. Os objetivos da associação são fomentar o crescimento económico e a estabilidade na região do sudeste asiático.

1971 – Realiza-se o primeiro Festival de Vilar de Mouros, iniciativa do médico António Barge. Cerca de 30 mil pessoas assistem a concertos de músicos como Elton John e à estreia de obras de Joly Braga Santos e António Victorino d’Almeida.

1974 – Motim de antigos agentes da PIDE-DGS no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

– Anúncio da demissão do presidente dos EUA Richard Nixon, que se concretizará no dia seguinte, na sequência do Caso Watergate.

1975 – Toma posse o V Governo Provisório, liderado por Vasco Gonçalves. O primeiro-ministro reafirma as teses políticas do Período Revolucionário em Curso.

1978 – Morre o poeta português Ruy Belo, autor de “País Possível”. Tinha 45 anos.

1981 – Guerra-fria. A Casa Branca afirma-se determinada na produção da bomba de neutrões.

1984 – O resultado dos Censos da população portuguesa mostra, pela primeira vez, a diminuição da taxa de crescimento. O número médio de nascimentos por mil habitantes passou de 9,7, em 1971, para metade, 4,9/1000, em 1980.

1988 – O Irão e o Iraque assinam o cessar-fogo que põe fim à guerra.

– Estudantes iniciam uma revolta popular na Birmânia que leva às ruas centenas de milhares de pessoas. A violenta intervenção do poder, após seis semanas de protestos, deixa cerca de três mil mortos.

1990 – O Iraque consagra a anexação do Kuwait. O Reino Unido coloca forças aéreas e navais no Golfo Pérsico.

1994 – Israel e a Jordânia abrem o primeiro posto fronteiriço entre os dois países, depois de 46 anos de guerra.

2001 – É aprovada a nova Lei das Finanças Regionais.

2002 – Morre, com 92 anos, o escritor chileno Francisco Coloane, autor de “Terra de Fogo”.

2003 – O representante especial do secretário-geral da ONU no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, reúne-se no Egito com responsáveis da Liga Árabe.

2004 – As autoridades iraquianas repõem a pena de morte.

– Morre, aos 98 anos, Fay Wray, atriz norte-americana, a “namorada” de King Kong.

2005 – O antigo responsável do programa da ONU Petróleo por Alimentos, para o Iraque, Benon Sevan, é acusado de ter recebido 150 mil dólares em “luvas”, através de um familiar do anterior secretário-geral da organização, Boutros-Ghali.

2006 – Sai em Diário da República o decreto-lei que estabelece as regras de acessibilidade a edifícios públicos e privados, para pessoas com deficiência. O diploma entra em vigor em fevereiro de 2007.

– Francis Obikwelu conquista a medalha de ouro dos 100 metros nos Europeus de Atletismo em Gotemburgo, Suécia, ao vencer a final em 9,99 segundos, novo recorde da competição.

2007- O “Creoula”, navio de treino de mar da Armada Portuguesa, ganha o prémio da embarcação que mais contribuiu para o intercâmbio de culturas durante a regata “Tall Ships Race Med 2007”, que terminou em Génova, Itália.

– Xanana Gusmão, presidente do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste, toma posse como primeiro-ministro do IV Governo Constitucional timorense.

2008 – O Estádio do Bessa, no Porto, sede do Boavista Futebol Clube, é penhorado pela Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) e está à venda pelo valor mínimo de 28,317 milhões de euros, informa a DGCI no seu site.

2009 – Morre, aos 79 anos, Raul Solnado, ator de revistas, comédias e telenovelas. Desde o palco da Sociedade Guilherme Cossul, Solnado tornou-se primeira figura em diversas revistas do Parque Mayer, em Lisboa, ao lado de nomes como António Silva, Humberto Madeira e Vasco Santana. “A guerra de 1914/1918” ou “É do inimigo?” tornaram Raul Solnado um nome de primeiro plano da cena portuguesa.

2011 – O novo primeiro-ministro do governo no exílio do Tibete toma posse, substituindo o dalai-lama como líder político dos budistas tibetanos, numa cerimónia em Dharamsala (norte da Índia). Lobsang Sangay, um jurista que estudou nos Estados Unidos, torna-se assim no primeiro homem na história do Tibete a assumir um poder político superior ao do dalai-lama.

– Manuel Pinto da Costa regressa à presidência de São Tomé e Príncipe, após vencer as eleições à segunda volta. O candidato apresentou-se como suprapartidário e foi apoiado na segunda volta pelo Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata, na oposição, alcançando 52,88 por cento. O seu adversário, Evaristo Carvalho, apoiado pela Ação Democrática Independente (ADI), partido no poder com maioria relativa, liderado pelo primeiro-ministro, Patrice Trovoada, obteve 47,12 por cento.

2012 – Fernando Pimenta e Emanuel Silva conquistam a primeira medalha olímpica (medalha de prata) para a canoagem portuguesa, nos Jogos Olímpicos de Londres.

– Sarah Attar torna-se a primeira mulher saudita a competir no atletismo olímpico, usando um lenço na cabeça (hijab), uma camisa verde de mangas compridas e umas leggins pretas, terminando em último a eliminatória dos 800 metros nos Jogos Londres2012.

2014 – A Organização Mundial de Saúde declara a epidemia de Ébola, registada na África Ocidental, onde já matou perto de mil pessoas, “emergência de saúde pública de carácter mundial”.

2015 – O líder do Conselho da Revolução Maubere, Mauk Moruk, e o seu número dois são mortos numa troca de tiros com efetivos das forças de segurança timorenses que os perseguiam desde março.

2016 -A Austrália sagra-se a primeira campeã olímpica de râguebi de sete, após vencer na final a Nova Zelândia por 24-17, no Rio de Janeiro.

– Morre Edward Daly, bispo célebre por ter acenado com um lenço branco a soldados durante o massacre designado de Bloody Sunday em 1972 na Irlanda do Norte. Tinha 82 anos.

– Morre, aos 71 anos, Bernard Farrelly, australiano e o primeiro surfista a sagrar-se campeão do mundo, depois de uma vida dedicada a promover a modalidade, que ajudou a popularizar na década de 60.

2017 – Morre, aos 81 anos, Glen Campbell, lenda da música ‘country’.

2018 – Morre, aos 28 anos, num acidente de carro, Nicholas Bett, atleta queniano, campeão mundial dos 400 metros barreiras em 2015, em Pequim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here