COMPARTILHE

Dia 24 de abril

Hoje é terça-feira, 24 de abril, centésimo décimo quarto dia do ano.
Faltam 251 dias para o final de 2018.

Comemora-se o Dia Mundial do Animal de Laboratório e Dia Mundial da Sensibilização para a Corrosão.

Este dia é dedicado a São Fiel de Sigmaringa, mártir, e à Santa Maria de Santa Eufrásia Pelletier, virgem.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 30, às 01:58.
O Sol nasce às 06:48 e o ocaso regista-se às 20:22. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 11:45, a baixa-mar às 05:05 e 17:34.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Touro, destacando-se Guilherme I da Holanda (1533), São Vicente de Paula (1576) e o marechal francês Henri-Phillip Pétain (1856).

O que aconteceu neste dia em…

Nesta data, em 1898, a Espanha declarava guerra aos EUA. Em 1917, morria, em Buenos Aires, o escritor português Abel Botelho. Em 1926, a Alemanha e a URSS assinavam o tratado de amizade e de neutralidade. Em 1932, o Partido Nazi, da Alemanha, vencia as eleições na Baviera, Prússia, Wurttenberg e Hamburgo.

Em 1967, morria o cosmonauta soviético Vladimir Komarov. Em 1970, a China lançava o seu primeiro satélite artificial. Em 1971, cosmonautas soviéticos acoplavam a um satélite não tripulado. Em 1984, anunciava-se que o Irão estaria a construir uma bomba atómica. Em 1986, realizava-se, no hospital de Santa Cruz, em Lisboa, o segundo transplante cardíaco em Portugal. No mesmo dia, morriam António Sande Lemos, 51 anos, um dos fundadores do PSD, e a Duquesa de Windsor, 89 anos, por quem Eduardo VIII abdicara do trono.

Em 1990, morria o saxofonista e compositor de jazz norte-americano Dexter Gordon, 67 anos, um dos mestres do bebop. Em 1992, Portugal, apresentava uma taxa de mortalidade infantil de 10,8 por mil, a mais alta da Comunidade Europeia. Em 1993, o presidente da Assembleia da República, Barbosa de Melo, cancelava as comemorações do 25 de Abril, pelo boicote dos jornalistas às atividades do Parlamento.

Em 1996, a OLP suprimia todos os artigos da sua Carta que preconizavam a destruição do Estado de Israel. Na mesma data, o Conselho da Europa aprovava a admissão da Croácia. Em 1997, o escritor angolano Pepetela conquistava o Prémio Camões 97.

Em 2001, no Japão, o reformista Junichiro Koizumi, 59 anos, vencia, com ampla maioria, as eleições para a presidência do Partido Liberal

Democrata e passava a chefiar o Governo. Em 2003, o FC Porto garantia a presença na Final da Taça UEFA e o Boavista cedia perante o Celtic de Glasgow, nas meias-finais.

Em 2004, o presidente do clube de futebol de Gondomar e vice-presidente da Câmara, José Luís Oliveira, era indiciado por 67 crimes, no âmbito da operação Apito Dourado. No mesmo dia, morria Estée Lauder, 97 anos.

Em 2005, o eurodeputado José Ribeiro e Castro era eleito para a liderança do CDS-PP. E Joseph Ratzinger, entronizado Papa Bento XVI.

Em 2006, os arguidos no processo sobre o jogo FC Porto – Estrela da Amadora, incluindo o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o árbitro Jacinto Paixão, eram ilibados, num despacho do Ministério Público do Porto, que também arquiva as acusações de corrupção e tráfico de influências contra o presidente da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, sobre a gestão do Metro do Porto.

No mesmo dia, o Irão rejeitava a exigência do Conselho de Segurança da ONU para suspender o enriquecimento de urânio até 28 de Abril.

Em 2007, o Parlamento Europeu aprova a proposta de lei comunitária que cria um mercado único de pagamentos, visando simplificar e harmonizar os débitos por cartão bancário, levantamentos e transferências bancárias na União Europeia. Morre Warren Avis, 92 anos, antigo piloto norte-americano, fundador da Avis Rent-a-Car, primeira empresa de aluguer de automóveis.

Em 2008, morria o músico de jazz norte-americano Jimmy Giuffre, cuja inovação consistiu em dar um toque clássico às suas composições, em Pittsfield, Estado de Massachusetts, aos 86 anos. Morria também Geraldo Brandão, ex-treinador principal do Penafiel e do Vianense, aos 68 anos, vítima de aneurisma, no Hospital de Santo António, no Porto.

Em 2009, morria Virgílio Marques Mendes, antigo jogador do FC Porto. Foi internacional português, tendo atuado 39 vezes pela seleção nacional. Tinha 82 anos.

Em 2012, morria, aos 53 anos, Miguel Portas, eurodeputado e fundador do Bloco de Esquerda, no Hospital ZNA Middelheim, em Antuérpia, vítima de doença prolongada. Morria Maria Augusta Barbosa, musicóloga fundadora das Ciências Musicais em Portugal, primeira portuguesa a obter um doutoramento na área. Tinha 100 anos.

Em 2014, a judoca portuguesa Telma Monteiro fazia história ao conquistar a 10.ª medalha em outras tantas participações em Europeus, alcançando o bronze na categoria de -57 kg em Montpellier, França. Morria Tadeusz Rozewicz, poeta e dramaturgo polaco Prémio Europeu de Literatura em 2007 pelo conjunto da sua obra, aos 92 anos.

2017 – O liberal pró-europeu Emmanuel Macron vence a primeira volta das presidenciais francesas com 24,01% dos votos, à frente da líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, que consegue 21,30% dos votos.