ECTAA debate em Zagreb retoma do turismo

À medida que o Certificado Digital Europeu Covid-19 entra em vigor nos vários países da União Europeia, os agentes de viagens e operadores turísticos comunidade da Europa reúnem-se em Zagreb, nos dias 01 e 02 de Julho, para debater uma retoma segura das viagens para o Verão de 2021 e também o início de uma recuperação a longo prazo para o sector de viagens e turismo.

A ECTAA está a realizar a sua reunião semestral nos dias 01 e 02 de Julho, em Zagreb, na Croácia, o ‘Destino Preferido’ para 2020-2021.

As empresas de viagens e destinos têm feito grandes esforços para garantir que os viajantes possam viajar com segurança e aproveitar suas férias.

A campanha promocional “Fique seguro” do Conselho Nacional de Turismo da Croácia é o perfeito exemplo desse compromisso.

Organizar viagens seguras sempre foi uma prioridade para nossa indústria, salientou Pawel Niewiadomski, presidente da ECTAA, acrescentando que isso é ainda mais importante hoje, mas as agências de viagens estão mais do que prontas.

O encontro de agora da ECTAA é uma oportunidade para avaliar o início da temporada turística de Verão.

Na sua intervenção, Lyublena Dimova, da Comissão Europeia de Viagensm, deu uma visão sobre a recente pesquisa de opinião do consumidor realizada em Maio, afirmando que o sentimento de viagens nos mercados de origem europeus está a subir rapidamente, à medida que as vacinas são lançadas e o Certificado Covid-19 é introduzido, dando aos viajantes o impulso necessário na confiança em viagens.

De acordo com inquérito ao consumidor, 70% dos entrevistados pretendem viajar nos próximos 6 meses, dos quais 51% dentro da Europa.  As férias ao longo da costa estão na mente dos europeus.

Mas também existem sinais positivos no sector de transporte aéreo.

Apesar do tráfego de passageiros nos aeroportos ainda estar longe dos números de 2019, Olivier Jankovec, diretor-geral do Airport Council International EUROPE, destacou que aumento constante no número de rotas aéreas servidas por aeroportos europeus, indica uma maior e melhor conectividade. A previsão do tráfego aéreo de passageiros para 2021 ainda é de -64% em relação a 2019, mas o tráfego deve seguir uma tendência de alta de -83% registada em Fevereiro de 2021 para -48% esperada para Dezembro de 2021. Uma das conclusões foi o facto de os agentes de viagens e operadores de turismo estarem a registar um número maior de reservas nos últimos dois meses. Contudo, a incerteza sobre as restrições de viagem ainda é um obstáculo para viajar.

A Croácia está entre os cinco principais destinos reservados por meio de agências de viagens e operadoras de turismo.

A concluir, Pawel Niewiadomski diz:

Temos boas razões para ser moderadamente positivos neste Verão, se a situação permanecer como está. Contudo,apelamos veementemente aos governos europeus para que sigam as recomendações sobre o coordenação de restrições de viagens e implementação efectiva do Certificado Digital Covid-19 para facilitar viajar neste Verão.