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Deco: passageiros esperam há meses por reembolso de voos cancelados

A Deco avança que há meses que os passageiros esperam por reembolso de voos cancelados.

Embora a imprensa já tenha anunciado que a TAP já está a pagar, via BSPLink, os reembolsos às agências de viagens que não optaram por manter a opção por vouchers, a Deco já recebeu quase 6.700 queixas, e acusa as companhias aéreas de imporem aos clientes vouchers de substituição.

Também a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) confirma um elevado número de reclamações.

A TAP é a companhia aérea que tem tido mais reclamações, sobretudo nas redes sociais onde são divulgados vários relatos. A transportadora portuguesa justifica os atrasos com um número extraordinariamente elevado de pedidos de reembolso.

Na linha de apoio ao consumidor que criou em 4 de Março, a Deco recebeu, até 30 de Setembro, 6694 queixas relativamente ao reembolso de viagens canceladas, e a problemas com alojamento.

Segundo advoga a Deco, os passageiros são canalizados para o reagendamento da viagem ou para a atribuição de um voucher. É sonegada informação sobre o direito ao reembolso, o que é uma prática comercial desleal. Aos que não aceitam, a transportadora promete o reembolso, mas ele não é efectivado e alguns esperam há um, dois, três meses.

Também a ANAC já referiu que, no âmbito da pandemia, recebeu um elevado número de reclamações relativas a reembolsos de voos cancelados, adiantando que as transportadoras aéreas foram notificadas para aligeirarem os processos.



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