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CTP apresentou Plano de Retoma do Turismo Português

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A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) elaborou um Plano de Retoma do Turismo Português no qual faz uma análise da actual realidade do turismo nacional e propõe um conjunto de medidas globais e específicas para os vários ramos de atividade e sobre várias matérias, desde as questões sanitárias, passando pela mobilidade e acessibilidade, promoção turística, apoio às empresas e o tema laboral. 

Neste plano, já apresentado ao Governo, a CTP apresenta 99 medidas, 24 das quais transversais a toda a atividade turística e 75 divididas pelos diferentes ramos de actividade, desde o alojamento, restauração e aviação, até aos eventos e congressos passando pelos espectáculos, jogo e promoção turística.

Neste documento, já apresentado ao Governo, Destacando o papel crucial que o turismo tem assumido na economia nacional a CTP considera a retoma desta actividade como um imperativo nacional.

É urgente que as medidas apresentadas pela CTP sejam analisadas pelo Governo e que haja recetividade sobre as mesmas. Estamos a correr contra o tempo e é preciso que continue a existir a abertura e a flexibilidade que têm existido para que, em conjunto, se prepare o futuro próximo no que respeita à retoma da atividade turística, afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP.

Neste documento, a CTP sugere a criação e implementação, pelas diferentes entidades, de várias acções.

No âmbito sanitário, propõe a produção de orientações de segurança sanitária para o Turismo; elaborar e divulgar o itinerário sanitário do visitante (end-to-end safe customer journey); alargar o selo “Clean & Safe” a toda a cadeia de valor do turismo e a divulgação do mesmo no mercado interno e nos mercados do Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Holanda e Bélgica.

No que respeita à mobilidade e acessibilidades, a CTP sugere o lançamento de um programa de incentivos à operação aérea comercial; a definição de um modelo de governança que assegure a viabilidade financeira e operacional da TAP e garantir o Aeroporto Humberto Delgado como ‘hub’ internacional, bem como, a construção do Aeroporto do Montijo.

A promoção turística é também uma das vertentes focadas pela CTP. Para além de considerar ser importante o reforço das verbas afetas à mesma, sugere o lançamento de uma campanha de turismo interno e uma campanha online específica para os mercados europeus.

No que respeita às medidas de apoio às empresas, a CTP apresenta várias medidas, entre elas, o prolongamento do “lay-off” simplificado, o isentar o pagamento especial por conta e a implementação de um programa de pagamentos do Estado às empresas e de agilização célere de reembolsos.

Neste Plano de Retoma para o Turismo Português, a CTP refere ainda como fundamental o empenho do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, referindo que a criação de uma linha específica de apoio ao desenvolvimento do turismo, com dotação própria e dedicada, é um dos instrumentos necessários para que o turismo possa dar o seu contributo à coesão territorial e social europeia.

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