COMPARTILHE

A informação foi dada pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através do Observatório do Turismo dos Açores. As candidaturas ao Creatour Azores já estarão abertas e o prazo termina no final do mês, podendo ser feitas através do preenchimento do formulário em https://forms.gle/cUxNjZgz7BHvar6v8.

O “Creatour Azores” é um projecto com uma abordagem integrada de investigação e aplicação, que visa desenvolver uma pesquisa centrada no turismo criativo e diversificar as ofertas turísticas nos Açores. Adicionalmente tem a pretensão de fortalecer as ligações com outras regiões portuguesas onde este modelo está a ser implementado através do projecto “Creatour”.

O programa está aberto a todas as “organizações, entidades e profissionais nos Açores que pretendam desenvolver e implementar projectos de turismo criativo e colaborar com investigadores da área”.

As cinco propostas seleccionadas serão comunicadas a 15 de Agosto, inseridas nas categorias previstas (arte e natureza, artesanato e tradições, gastronomia criativa e famílias e crianças). Os projectos piloto terão de ser desenvolvidos até 2022, “incluindo a participação em sessões de formação especializada, workshops e conferências, sendo privilegiadas as propostas que possam contribuir para os processos de desenvolvimento local sustentáveis e baseados em recursos endógenos”.

O “Creatour Azores” é coordenado pelo Observatório do Turismo dos Açores e pela Universidade dos Açores, em parceria com a Fundação Gaspar Frutuoso e com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sendo financiado pelo FEDER, através do Programa Operacional Açores 2020 e por fundos regionais, através da Direcção Regional para a Ciência e Tecnologia.