Início B1A CPLP quer promoção conjunta

CPLP quer promoção conjunta

COMPARTILHE

Os Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) assumiram recentemente a vontade política de promover em conjunto o espaço daquela organização como destino turístico internacional.

A mensagem consta da declaração final da X Reunião de ministros do Turismo da CPLP, que decorreu na cidade de São Filipe, na ilha cabo-verdiana do Fogo, e que além da promoção turística internacional do território também apelou à dinamização do turismo entre os nove Estados-membros.

O objectivo, explicou no final o ministro do Turismo e dos Transportes de Cabo Verde, que presidiu à reunião, passa pelo fortalecimento das relações entre os Estados-membros, como forma de garantir a promoção conjunta do espaço da CPLP nos mercados internacionais.

Na reunião estiveram presentes ministros, vice-ministros e secretários de Estado do sector do Turismo dos países que integram a CPLP, com excepção do Brasil – que assumiu até agora a presidência do grupo do Turismo da organização, que passa a ser liderado por Cabo Verde – e de Moçambique.

O encontro serviu ainda para aprovar o plano de acção 2019 – 2021, na área do Turismo na CPLP, que entre outros aspectos prevê incentivar a adopção, pelos governos, associações e empresas do sector dos Estados-membros, da convenção para a Ética no Turismo, da Organização Mundial do Turismo.

Prevê ainda apoiar a promoção do combate à exploração de crianças e adolescentes no sector do turismo nos Estados-membros ou promover a concertação entre os países da CPLP para troca de experiências sobre o processo de certificação de praias.