Covid: certificado digital já tem app de leitura para telemóveis

A aplicação móvel de leitura do Certificado Digital UE “Passe Covid” já está disponível para descarregamento nas lojas de aplicações móveis da Google, da Apple e da Huawei, informou o ministério de Marta Temido, em comunicado.

Trata-se de uma aplicação que vai permitir que as entidades que precisem de validar os certificados digitais covid da UE, que entraram em vigor a 01 de Julho, possam fazê-lo de forma digital e mais rápida.

A aplicação pode ser descarregada e utilizada por todos foi desenvolvida pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Na prática, ao apontar a câmara do telemóvel para o código QR do certificado digital, a aplicação procede à sua leitura de forma automática, apresentando um sinal verde, que significa que o certificado foi validado com sucesso, ou vermelho, para os casos em que o certificado não é válido, explicou o ministério.

Para efeitos de verificação, apenas são inspecionadas a validade e a autenticidade do certificado, verificando quem o emitiu e assinou, além da aplicação das regras emitidas pela DGS. Durante o processo, apenas serão visualizados o nome, data de nascimento e informação sobre a verificação de validade do mesmo. Nenhum dado pessoal é armazenado pela aplicação.

O Ministério da Saúde relembrou também que a aplicação SNS 24, que permite a emissão e apresentação do Certificado Digital da UE em formato electrónico, já está disponível nas app stores da Google e, em breve, da Apple, permitindo que cada cidadão possa obter, consultar e armazenar o seu certificado digital.