José Ribau Esteves, que de 11 a 15 de Novembro deste ano, será o anfitrião do 46.º Congresso Nacional da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo), com o tema ‘Turismo: A Modernidade de um Mundo Antigo’ afirmou que o evento, em Aveiro, será mais um impulso na nossa economia e em especial no conhecimento e na promoção do destino turístico de Aveiro, cidade, município e região.
Para o autarca, realização do congresso em Aveiro é de extrema importância, pois capitaliza a aposta que a Câmara Municipal de Aveiro tem vindo a fazer na área do turismo, atraindo mais investimento e mais conhecimento, num trabalho de parceria com as empresas do sector, com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e, de uma forma muito especial, com a Turismo Centro de Portugal. Neste sentido, disse, saudamos e agradecemos publicamente a escolha da APAVT, assumindo o compromisso de uma organização de excelência com muitas notícias e surpresas.
O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, lembrou ainda o contributo muito importante” do Congresso da APAVT em 2016 para a recuperação económica do município e enalteceu que na edição deste ano, espera colher resultados positivos, não só em 2020 e 2021 mas também num tempo bem longínquo.
Segundo Ribau Esteves, que falava, em Lisboa, na sessão de apresentação do próximo congresso da APAVT, a cidade de Aveiro está apostada em ser mais europeia com a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, e em ser mais turística com o contributo de toda a gente e com o empenho dos agentes de viagens, numa lógica de complementaridade no território.
Esta é a terceira vez que a cidade de Aveiro acolhe o congresso da APAVT, depois de edições em 1986 e em 2016.
Na mesma ocasião, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, realçou que, tanto o presidente da Região de Turismo do Centro, Pedro Machado, também presente no acto, como o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, sabem que é com especial alegria que regressamos à zona centro e à cidade de Aveiro, para um congresso que foi combinado quase há quatro anos, no momento em que fazíamos as malas, saindo precisamente do congresso de Aveiro. Na verdade, disse, não há memória de termos regressado a uma cidade, para realizarmos um segundo congresso, em tão pouco espaço de tempo.
– Estaremos na Região de Turismo de Centro, na cidade de Aveiro; estaremos a lutar pela modernidade, contra um mundo antigo; estaremos a lutar pela solidariedade e pela tolerância, contra os muros e os estigmas; estaremos a lutar pela sustentabilidade dos destinos turísticos, contra a sua exploração ignorante, mas também contra a ignorância de quem não entende que não há turistas sem empresas de turismo; e estaremos sobretudo entre amigos, os amigos que nós escolhemos, toda uma região e toda uma cidade, afirmou Pedro Costa Ferreira.