Início Destaques Como vai ser viajar de avião

Como vai ser viajar de avião

COMPARTILHE

As viagens de avião, a partir de agora, vão ter regras a cumprir nos aeroportos, pelos passageiros e companhias aéreas.

Máscaras obrigatórias, menos bagagem de mão ou medição de da temperatura, são algumas das regras que vão ser impostas pelos passageiros que queiram viajar de avião.

Viajar de avião não voltará a ser igual, pelo menos por agora, na era pós-Covid. O regresso à normalidade, também na aviação, vai fazer-se com muitas mudanças, quer para os passageiros, quer para as companhias aéreas, paradas há mais 2 de meses.

No entanto, estão ainda a ser estudadas várias novas medidas que visam garantir não só os passageiros como as tripulações dos aviões.

Para já, o que se sabe é que, para o check-in, o cartão de embarque deverá estar, de preferência, no telemóvel, para se evitarem, ao máximo, os contactos. Será obrigatório usar máscara para circular no aeroporto bem como dentro do avião. Outra nova regra, para despistar possíveis casos relacionados com a Covid-19 será o controlo de temperatura.

Por outro lado, as companhias aéreas podem optar por encerrar as suas zonas lounge, evitando-se os aglomerados de pessoas, enquanto aconselham que a bagagem de porão deve ser deixada nos balcões automáticos, sendo que a de mão deve ser evitada ao máximo, quer para permitir um embarque mais rápido, quer para minimizar os riscos de contágio.

Nos aeroportos, a bandejas para controlar os pertences deverão ser desinfectadas com regularidade, sendo necessário garantir a distância entre passageiros nas filas de espera, e a entrada nos aviões será feita em pequenos grupos, de trás para a frente da cabina, e da janela para a coxia. O desembarque será feito no sentido inverso. As companhias aéreas devem garantir, sempre que possível, a distância física entre passageiros.

A ida à casa de banho, dentro do avião, terá de ser controlada, para evitar filas nos corredores. A desinfecção também terá de ser reforçada.

A maioria das companhias aéreas irá suspender a entrega de refeições e bebidas, tal como as revistas e vendas duty free’. Os acessórios têxteis, como almofadas e cobertores, deverão ser limpos, desinfectados e selados a cada voo.

Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook