Início A fechar Como é que o Coronavírus se espalha?

Como é que o Coronavírus se espalha?

COMPARTILHE

12O vírus espalha-se quando gotículas (tosse, espirros) de uma pessoa doente chegam aos olhos, nariz ou boca de uma pessoa sã.
Neste caso, se vir que alguém está visivelmente doente, com tosse, a espirrar, caído, dificuldade em respirar, pode manter uma distância de segurança de, pelo menos, dois metros ou, de forma educada, dar-lhe uma máscara e assim não afectará ninguém dos que estão perto.

Importante
Deve-se evitar multidões, porque não se sabe quem poderá estar doente e pessoas infetadas podem não demonstrar sintomas, mas são contagiosas.

Tenha em conta
A saliva de uma pessoa doente pode chegar a outras coisas: maçanetas, ratos de computador, copos, corrimões, botões de elevador, carrinhos de supermercados, telemóveis, computadores, entre outros, e, mesmo, na parte exterior de máscaras e roupas.
Se tocar nalgum objecto com o vírus e depois tocar na sua cara, esfregar os olhos ou nariz, ou tocar na cara dos seus entes queridos, todos podem ficar doentes.
Os estudos atuais apontam que os vírus conseguem durar até 24 horas nos objectos e a maneira eficiente de livra-se deles é lavá-los bem com sabão e nunca se coçar nem andar aos cumprimentos ou beijos com pessoas.

Tome nota

1. Não toque na sua cara ou na cara de alguém, e se o tiver de fazer lave muito bem as mãos com sabão, e lavar as mãos significa lavar a parte detrás, entre os dedos, debaixo das unhas e os braços até ao cotovelo. O tempo? Cante duas vezes os parabéns, com calma, enquanto as lava, e os parabéns podem significar livrar-se de uma infeção.

2. Se usar máscara, nunca a use mais de um dia. Deve nunca tocar o exterior da máscara, se tocar tem de lavar as mãos, e deite-a num saco plástico, que deve fechar bem para o vírus não se espalhar.

3. Nunca partilhe comida, utensílios, copos, toalhas, e esta regra é para cumprir também em casa. Em casa todos devem ter direito à sua própria toalha e talheres!

4. Se tiver acabado de lavar as mãos, não toque directamente na maçaneta da porta. Pode usar o cotovelo ou uma toalha de papel. Ou, se tiver paciência, espere que alguém entre e, com o pé, segure e abra a porta… e já pode sair sem ter tocado em nada.

5. Lave sempre as mãos com sabão antes de comer e depois de estar em público.

E, para qualquer dúvida mais concreta, todos devemos saber que podemos ligar para a Direcção-geral da Saúde: 808 24 24 24. Informam-nos de todos os procedimentos, mesmo os mais específicos