Início B5 Comissão Europeia reconhece difícil situação da Air Europa

Comissão Europeia reconhece difícil situação da Air Europa

Caso a compra da Air Europa pela Iberia não se concretize, a Comissão Europeia, que reconhece a difícil situação financeira que atravessa a Air Europa, incluiu na documentação que prepara a opção de falência da companhia aérea.

Todavia, a Comissão Europeia ao visualizar que a Air Europa teria que entrar em processo de falência, pretende saber o que aconteceria com os activos da companhia aérea.

Recorde-se que Bruxelas terá de apresentar o seu parecer no dia 04 de Janeiro, altura em que irá definir se aprova ou não a venda da Air Europa ao grupo IAG por 500 milhões de euros acrescidos às dívidas da empresa.

No entanto, o actual panorama indica que a Air Europa se encontra no meio de duas alternativas. Uma seria a falência porque a sua venda está cada vez mais afastada ou que o Estado intervenha para não perder os 475 milhões de euros de resgate.

A companhia aérea já tem dívidas perto de 800 milhões de euros e precisaria de mais para atravessar chegar ao fim do ano.

Aparentemente, Juan José Hidalgo, presidente da Globalia que detém a Air Europa, está em negociações com o governo espanhol para que o ajude se a compra pela Iberia falhar. Pelo sim, pelo não, o grupo Globalia vai estudando a venda de algumas unidades hoteleiras.

Conforme relatado por REPORTUR.com, a Air Europa, que há dois anos operava uma frota de 50 aeronaves, a maioria delas com menos de quatro anos, perdeu quase um terço das aeronaves após a grave crise, enquanto esperava que a Iberia a salvasse ou que o Governo espanhol a nacionalize para evitar a sua falência.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter