Chinesa Air Travel faz acordo com Air Timor revitalizar voos

A empresa aérea chinesa Air Travel e a timorense Air Timor assinaram um acordo que permitirá voos directos entre Díli e Hong Kong e, posteriormente, para outros aeroportos na região e também voos internacionais, uma vez que, segundo Tony Sum, representante da Air Travel, a empresa terá dentro de dois meses o certificado que lhe permitirá realizar voos internacionais. No entanto, acrescentou, a estratégia é começar por Timor-Leste.

A partir de agora, a Air Travel tem uma participação minoritária na Air Timor e Díli será a sua primeira base internacional.

A Air Travel passa a ter um avião estacionado em Díli, com uma equipa técnica, de serviço e de manutenção. Com o aumento do negócio poderá passara ter em Dili um segundo avião aqui. Trata-se de um Airbus A319.

Criada em maio de 2016 como Hongtu Airlines, renomeada Air Travel em 2018, a empresa tem como base o Aeroporto Internacional de Kunming Changshui, na província de Yunnan.

Recorde-se que a questão dos preços das viagens aéreas é, actualmente, um dos maiores obstáculos ao turismo em Timor-Leste, já de si débil, dado enfrentar outros desafios, especialmente a nível de infraestruturas.

Desde 01 de abril o país ficou ainda mais isolado, com o fim dos voos entre Díli e Singapura, uma de apenas três ligações internacionais actuais, com as outras duas, para Bali, na Indonésia, e para Darwin, na Austrália, a serem das mais caras do mundo, em preço por quilómetro.