Chakall, OLIMAR e Turismo do Alentejo juntos no mercado alemão

Teve hoje início um projecto a três anos e a “três mãos”. A OLIMAR, o Turismo do Alentejo e o chef Chakall juntaram-se com o objectivo de levar a cabo um conjunto de iniciativas (de promoção do Alentejo) junto dos mercados alemão, austríaco e suíço.

Como explicou Markus Zahn, Managing Director Marketing, da OLIMAR, os alemães estão em busca de destinos mais autênticos e invulgares. Locais não tão turísticos, onde possam experienciar actividades únicas e provar verdadeiras iguarias. Daí terem pensado no Alentejo e no Chakall como embaixador – não só é bem conhecido do mercado alemão (e em Portugal), como entra num dos segmentos “apetecíveis”, a gastronomia.

O projecto inclui actividades nas redes sociais, na imprensa, acções de relações públicas, acções de showcooking e ainda no trade, interagindo com os agentes de viagens. O objectivo, revelou ao Opção Turismo Markus Zahn, é o de promover um Alentejo mais autêntico e personalizado. Mostrar destinos algo desconhecidos. “Visitar produtores de azeite, de vinho…”, explica o Managing Director Marketing da OLIMAR, acrescentando que esta região (o Alentejo) é, para os alemães, o que se chama de slow travelling. “Não gostamos só de sol e praia, gostamos, também, de locais mais calmos, com menos clientes”.

Markus Zahn refere que as acções incidirão em todo o mercado alemão, austríaco e suíço e acredita que a região tem muito potencial.

Sobre o papel do Turismo do Alentejo o executivo da OLIMAR refere que tem ajudado não só em termos de financiamento, mas também ao nível do apoio/organização de programas extras, na escolha da hotelaria… “O Turismo do Alentejo está muito activo e profissional neste sentido”, afirma Markus Zahn.

Esta campanha segue a tendência de uma procura mais intensa por locais mais autênticos e típicos. E se a OLIMAR está a começar pelo Alentejo Markus Zahn não põe de parte o alargar o projecto, quer ao nível de prolongar no tempo ou, mais tarde, a outras regiões de Portugal. “Faz sentido prolongar para o Centro e Norte de Portugal.”

Alexandra Costa