Início B1A Cervejeiros artesanais aliados para combater a Covid-19

Cervejeiros artesanais aliados para combater a Covid-19

COMPARTILHE

Este é um período excepcional e desafiante para todos. A Covid-19 exige uma acção efectiva, uma prevenção eficaz e a colaboração de todos para que se possam salvar vidas, combatendo o vírus, lutando com todos os meios possíveis.

Sendo conhecida a falta de desinfectantes a nível nacional e as dificuldades na distribuição dos mesmos, seja por ruptura de stocks e/ou por demorada reposição em tempo útil, as empresas produtoras de cervejas artesanais e empresas relacionadas com o sector, juntaram-se para oferecer ácido peracético já diluído, e pronto a utilizar, aos Centros de Saúde, Forças de Segurança e de Protecção Civil, Serviços Municipais, outras entidades públicas ou privadas, que trabalhem para a proteção de pessoas e comunidades.

A iniciativa partiu de Hugo Santos, produtor da cerveja Chica, que ao ser alertado pelas Forças de Segurança locais, percebeu que o ácido peracético utilizado para higienizar e desinfectar os equipamentos, poderia ser usado a uma escala alargada, pelas entidades e autoridades portuguesas. Partilhou no grupo fechado de cervejeiros no WhatsApp e rapidamente todos se juntaram, unindo esforços, cedendo stocks, embalagens e transporte.

Entre todas as cedências de stocks, oferta de cervejeiros e distribuidores, até agora (19), já foram disponibilizados cerca de 100 mil litros de ácido peracético diluído, quantidade que pretendem ampliar nos próximos dias.

As empresas cervejeiras lançam o repto e pedido de apoio a outras empresas, para que também contribuam, criando condições para ampliar a ajuda: faltam embalagens para transporte, como garrafões ou baldes com tampa, embalagens para aplicação do desinfectante, como borrifadores, e falta mais líquido desinfectante, sendo pedido às empresas produtoras e distribuidoras de produtos químicos para desinfecção, que também colaborem para ser possível combater a Covid-19 de forma mais célere.

E juntos, reforçam que a cerveja artesanal em Portugal é #MuitoMaisQueCerveja! Podem contar connosco. Nós também estamos a contar com todos.