Início B3 Certificados covid devem ser já emitidos para evitar bloqueios

Certificados covid devem ser já emitidos para evitar bloqueios

Para garantir uma implementação sem problemas do novo documento digital, a Comissão encoraja os Estados-membros a começar já a emitir tal certificado utilizando as disposições nacionais existentes, afirma o comissário europeu da Justiça Didier Reynders, a propósito da emissão de certificados comprovativos da vacinação, recuperação ou testagem à covid-19.

O comissário explica que assim se evitará grandes bloqueios no arranque oficial do documento digital ao nível comunitário.

Aquele responsável salientou ainda que quanto mais problemas forem resolvidos agora e quanto mais certificados forem já emitidos, mais fácil será o processo durante o Verão., acrescentando que caso contrário, arriscamo-nos a ter um grande bloqueio no dia 01 de julho e não o podemos permitir.

Recorde-se que desde 10 de Maio, 26 países já testaram com sucesso a sua ligação ao portal da EU, criado para interligar todos os certificados, dos quais sete – Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Grécia e Polónia – já começaram a emitir os primeiros certificados para vacinados, testados e pessoas recuperadas do vírus.

No que concerne ao livre-trânsito, espera-se que entre em vigor a 01 de Julho e funcione de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, em formato digital e/ou papel, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos, e que seja disponibilizado gratuitamente e na língua nacional do cidadão e em inglês.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter