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Centro de Portugal “mostra” orientação para turismo na próxima década

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A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) apresentou publicamente dois documentos estruturantes, que traçam o caminho a ser seguido na próxima década de actividade turística no Centro de Portugal: o Plano Regional de Desenvolvimento Turístico 2020-2030 e o seu Plano de Marketing. Os documentos foram apresentados numa sessão pública que decorreu na sede da Deloitte, em Lisboa.

A apresentação foi presidida por Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, e contou com uma introdução por parte de Pedro Machado, presidente da TCP.

Pedro Machado referiu, no início da sessão, que foram muitos os motivos que levaram o Turismo Centro de Portugal a desenvolver estes documentos. Acrescentou ainda que a indústria do turismo está a atravessar um conjunto de mutações, o que motivou a percorrer este caminho, de forma a ajustar os destinos e regiões à actividade turística.

A região Centro de Portugal cresceu nos últimos anos acima da média nacional, mas poderá não ser sempre assim e é importante que os players do sector tenham um documento orientador. Estes documentos, projectados a 10 anos, são uma referência estratégica que influencia a acção dos empresários, disse Pedro Machado.

Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, encerrou a sessão referindo que a região Centro de Portugal tem contribuído de forma muito sólida para o crescimento do turismo no país. O país não é só Lisboa.

– Olhando para estes documentos, que apontam para o futuro, ficamos seguros de que temos as pessoas certas para o Centro de Portugal continuar a crescer e ser uma região de excepção, explicou a governante acrescentando que vamos entrar numa nova era do turismo. Este plano permite-nos parar e pensar sobre o futuro, com uma visão refrescada.

Um plano pensado a 10 anos

Coube a Pedro Santos Rosa, Senior Manager da Deloitte, explicar os pontos fundamentais dos dois documentos.

O Plano Regional de Desenvolvimento Turístico 2020-2030 projecta as principais linhas-mestras da Turismo Centro de Portugal para a próxima década. Em concreto, sintetiza as metas turísticas concretas a atingir e os objectivos estratégicos gerais para a Região, ao mesmo tempo que avança com linhas estratégicas de acção para atingir os objectivos propostos.

Assim, foram definidas quatro metas turísticas a alcançar: aumentar o número de dormidas na Região Centro de Portugal; aumentar a estada média no território; aumentar a taxa líquida de ocupação-cama; e aumentar o rendimento por quarto disponível nas unidades da Região.

Para alcançar essas metas, o Plano tem na sua génese cinco drivers orientadores. Estes passam por “qualificar e valorizar todos os intervenientes na cadeia de valor do sector do Turismo”, “promover o desenvolvimento integrado, sustentado e coeso do território”, “estruturar, qualificar, consolidar e diversificar transversalmente a qualidade da oferta”, “contribuir para o desenvolvimento da notoriedade da Região Centro e solidificação da marca Centro no mercado” e “potenciar o investimento turístico na Região Centro e incentivar a inovação e empreendedorismo”.

À luz do novo panorama turístico da Região Centro de Portugal, também os seus pilares estratégicos foram adaptados, passando a totalizar cinco pilares que sumarizam a oferta turística da região: Cultura, História, Património e Gastronomia e Vinhos; Natureza, Wellness, Turismo Ativo e Desportivo e Mar; LifestyleInspirational e novas tendências; Turismo Espiritual e Religioso; e Turismo Corporate e Empresarial.

O Plano Regional sublinha que, tomando partido da sua diversidade, a Região Centro de Portugal deverá alavancar a sua oferta turística, posicionando-se como um destino coeso, caracterizado pela oferta de experiências turísticas integradas transversais e pela continuidade ao longo do território. A promoção do território deve evidenciar as características únicas e diferenciadoras da Região.

O Plano de Marketing do TCP, igualmente apresentado por Pedro Santos Rosa, é um documento que sintetiza a estratégia da Região, orientada para o produto, mercados, segmentos e marca, partindo das linhas estratégicas de acção e dos pilares estratégicos definidos pelo Plano Regional de Desenvolvimento Turístico 2020-2030.

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