Início B2 Centro de Portugal com actividade turística positiva em setembro

Centro de Portugal com actividade turística positiva em setembro

COMPARTILHE

O mês de setembro voltou a ser positivo para a actividade turística no Centro de Portugal. Os resultados preliminares, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram uma subida generalizada da região nos primeiros nove meses do ano, face ao mesmo período de 2018.

Analisando os dados acumulados do INE no período entre janeiro e setembro de 2019, o Centro de Portugal apresenta uma subida de 4,4% no total de dormidas nos alojamentos turísticos, em comparação com janeiro-setembro de 2018. Esta subida supera o crescimento médio nacional, que foi de 3,9%. De realçar que, nestes nove meses, as dormidas de residentes nacionais aumentaram 5,9%, enquanto as dormidas de não residentes cresceram 2,7%.

Também se registou um crescimento de 6,5% nos proveitos totais da actividade turística, que totalizaram até ao momento 278,5 milhões de euros.

Analisando apenas o mês de setembro do Centro de Portugal, em comparação com setembro de 2018, verifica-se que houve um aumento de 2,1% no total de dormidas nos alojamentos turísticos. Mais 16 mil do que no mesmo mês do ano anterior.

As dormidas de não residentes subiram 2,2%, para 383,4 mil. Já as dormidas de cidadãos nacionais totalizaram 396 mil (+2,1%).

Relativamente às receitas, entre setembro de 2018 e setembro de 2019, há a registar um forte crescimento de 4,9% nos proveitos totais, que se cifraram nos 39,8 milhões de euros.

No indicador do número de hóspedes, estes totalizaram 447.489 em setembro.