O Governo do Canadá já informou que vai adoptar, dentro de dias, uma medida adicional que obrigará todos os passageiros que cheguem ao país a ter um teste de despistagem negativo para a covid-19.
O ministro dos Assuntos Intergovernamentais, Dominique LeBlanc, precisou ainda que om teste seja realizado menos de três dias antes da chegada.
A medida será implementada após a detecção de vários casos de contaminação pela nova variante do coronavírus que circula no Reino Unido e que foi detectada no Canadá, pela primeira vez, na semana passada.
Recorde-se que o Canadá suspendeu até 06 de Janeiro todos os voos provenientes do Reino Unido. Também as restantes fronteiras do Canadá continuam fechadas desde Março para estrangeiros, com excepção daqueles cuja presença no território seja considerada essencial.
Os viajantes que chegam ao país já são submetidos a uma quarentena obrigatória de 14 dias, independentemente de serem ou não canadianos, incorrendo numa pena de prisão até seis meses e/ou uma multa de até 478 mil euros.
As visitas domiciliárias das autoridades canadianas a viajantes em quarentena serão também reforçadas durante as próximas semanas para confirmar o cumprimento da medida.