Cabo Verde: Bestfly compra 70% da TICV

A angolana BestFly Word Wide comprou os 70% da Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) à companhia aérea espanhola Binter e os restantes 30% das acções ficaram sob controlo do Estado de Cabo Verde. Os valores do negócio não foram revelados.

A empresa aérea assegura que vai colocar aeronaves novas e mais modernas para a operação de Cabo Verde. Conforme Nuno Pereira, único accionista da BestFly, trata-se de um upgrade à operação que existiu até agora em Cabo Verde que tinha aviões ATR 72-500 e nós, conforme o compromisso que fizemos, vamos operar com ATR 72-600.

A empresa está a operar desde que assinou com o Estado de Cabo Verde o contrato de concessão emergencial, com um avião, mas vai em breve aumentar o número de aeronaves disponíveis na frota, inicialmente com dois aparelhos.

A Binter Cabo Verde foi criada em 2014, como uma companhia de direito 100% cabo-verdiano, que tinha como único accionista a empresa Apoyo Y Logistica Industrial Canária, Sociedade Limitada, tendo sido transformada na actual TICV em 2019, ano em que assinalou um milhão de passageiros transportados entre as ilhas cabo-verdianas.

Até Maio deste ano a TICV era a única companhia que fazia as ligações entre as ilhas do arquipélago, depois da saída da companhia aérea pública TACV, em Agosto de 2017.

Contudo, em Maio último, após um diferendo com as autoridades cabo-verdianas, nomeadamente sobre apoios à companhia devido à pandemia da Covid-19, a TICV, liderada pela Binter, deixou de vender bilhetes para a segunda quinzena e desde 16 de Maio que não realiza voos comerciais.

A empresa BestFly Angola (empresa diferente da BestFly World Wide) assumiu em 17 de Maio a concessão emergencial, por seis meses, do transporte aéreo interilhas, por decisão do Governo, face à perspectiva de ausência de voos.

– O mercado de Cabo Verde é limitado, mas nós acreditamos que a posição geográfica de Cabo Verde na região da CEDEAO e África Ocidental coloca como uma plataforma giratória e logística que apresenta como bastante apelativa para o negócio de transporte aéreo disse o accionista único da BestFly World Wide.

O vice-primeiro ministro, Olavo Correia, considera positivo a compra da operação da Binter em Cabo Verde pela BestFly.