Bruxelas: quem viajar no Natal na UE deve vacinar-se contra gripe

A Comissão Europeia está a recomendar aos Estados-membros para que e sempre que possível encorajem as pessoas que tencionam viajar, sobretudo no período do Natal e nomeadamente na União Europeia (UE) a vacinarem-se contra a gripe.

Uma medida que é apontada na estratégia “Ficar a salvo da covid-19 durante o Inverno”.

A Comissão Europeia, no capítulo relativo a “Manter viagens seguras dentro da UE”, defende que se deve assegurar que, se for solicitada a quarentena e testes aos viajantes – isto é, na situação em que um país tenha reduzido os níveis de transmissão para perto de zero -, estes requisitos sejam proporcionais, não discriminatórios, claramente comunicados e facilmente seguidos.

Adianta ainda que deve ser também avaliado como os testes podem levar ao levantamento da quarentena ou de outras restrições para os viajantes.

Bruxelas salienta ainda que, nos casos em que forem impostos requisitos de quarentena para viagens a partir de uma área de alto risco, os países devem considerem encurtar o tempo de quarentena necessário caso se obtenha um teste PCR negativo ao fim de sete dias após o regresso.

A Comissão Europeia insiste, ainda, que seja mantida a livre circulação na UE.