Brasil aponta Portugal como mercado turístico prioritário

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) vai reforçar a promoção em Portugal, e diz que a aposta será no ecoturismo e turismo de natureza.

Depois da recuperação do mercado interno, a Embratur pretende reposicionar o Brasil entre os destinos internacionais com maior afluência no sector, tendo definido o mercado português como uma prioridade para esta estratégia de promoção, segundo comunicado divulgado pela entidade.

Assim, o seu maior propósito é a promoção do destino Brasil além fronteiras, motivo pelo qual vai reforçar a promoção no mercado português, aproveitando a ligação histórica entre os dois países para dar a conhecer a oferta brasileira de ecoturismo e turismo de natureza.

– O elo cultural e histórico que nos une, torna Portugal ainda mais estratégico do ponto de vista turístico. Da mesma forma que os brasileiros procuram Portugal como um destino residencial, sabemos que os portugueses sempre encontraram no Brasil um destino especial, pela sua geografia, mas também por o considerarem um destino amigável, de hospitalidade e de conforto com a língua. Portugal e Brasil são destinos totalmente distintos em termos de produto turístico, mas há algo que os liga: ambos sentem-se em casa, destacou Carlos Brito, presidente da Embratur.

As regiões do Nordeste, como as cidades de Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Seguro e Salvador e, Centro-Oeste, como Brasília, Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, bem como a região Sudeste, com destaques para Angra dos Reis, Belo Horizonte, Petrópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto na região do Sul, Curitiba, Florianópolis e Foz do Iguaçu serão os principais destinos que a Embratur quer mostrar no nosso país, com vista a aliciar turistas portugueses.

A Embratur lembra que também o avanço da vacinação e o regresso das ligações aéreas – actualmente já existem 562 voos por mês entre Portugal e o Brasil -, são vantagens que devem ajudar à recuperação do mercado português.

Dados desta entidade brasileira de promoção turística revelam que 72,2% dos portugueses que já visitaram o Brasil fizeram-no mais do que uma vez e que 93,5% que visitam o país pela primeira vez têm intenção de regressar.