A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) foi palco do evento de lançamento da 4ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT).
O PNT é uma iniciativa BPI e Expresso que conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal e com o apoio técnico da Deloitte enquanto Knowledge Partner.
Nesta quarta edição, o PNT vai premiar empresas, projectos públicos e personalidades nas categorias Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável. Tal como nas anteriores edições, o Prémio Carreira distingue igualmente um empresário ou personalidade pela sua carreira, ousadia e empreendedorismo demonstrado neste setor.
A qualidade das candidaturas será avaliada pela Deloitte, por Comités Técnicos e por um Júri.
O impacto, a formação, a sustentabilidade e a resiliência das empresas são alguns dos critérios transversais utilizados para essa avaliação e eleição dos vencedores.
As candidaturas deverão ser efectuadas exclusivamente online, no ‘site’ do Prémio Nacional de Turismo.
O processo de candidaturas abre a 01 de Abril e decorre até 31 de Maio de 2022.
Para o ministro Pedro Siza Vieira, um prémio como este motiva os agentes e ajuda também a divulgar a oferta turística que temos para um mercado que pode ser cada vez mais importante para o setor, que é o mercado interno. Depois de dois anos muito difíceis conseguimos proteger o essencial: a capacidade produtiva das nossas empresas e preservar o valor da marca Portugal e o seu posicionamento junto dos turistas que nos procuram. Temos todos os sinais para um ano positivo.
A sessão incluiu um debate, moderado por Ricardo Costa, diretor geral de Informação da Impresa, e contou com a presença do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o presidente e CEO da Porto Bay Hotels & Resorts António Trindade e a presidente da Accessible Portugal Ana Garcia, vencedora na categoria Turismo Inclusivo da edição anterior do prémio.
O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, realçou a competitividade do Turismo português comparativamente com outros destinos dentro da Europa.
A nossa imagem está muito forte. Temos um terreno fértil para trazer um turista que gaste mais, que fique mais tempo e que perceba melhor a autenticidade do produto, disse Luís Araújo, acrescentando que o nosso objectivo é atingir os resultados de 2019 em 2023.