Início B4 Boeing 737 MAX já pode voltar a voar

Boeing 737 MAX já pode voltar a voar

A administração federal de aviação dos Estados Unidos (FAA), ou seja, o regulador de tráfego aéreo do país, revogou o despacho que suspendia as operações comerciais dos Boeings 737-8 e 737-9. No entanto, terão de ser feitas várias modificações nos aviões antes destes poderem voltar a entrar em operação.

Contudo, acrescente-se, o 737 MAX, não regressará aos céus mundiais no futuro imediato, porque as autoridades da aviação civil de outros países decidiram levar a cabo a sua própria certificação.

Ao ter conhecimento da decisão, a Boeing comentou que a medida permitirá que as companhias aéreas que estão sob a jurisdição da FAA, incluindo aquelas que operam nos EUA, tomem as medidas necessárias para a retoma da operação da aeronave, esperando-se que a Boeing comece a fazer já algumas entregas.

Saliente-se que ao longo dos últimos 20 meses, a Boeing trabalhou em estreita colaboração com as companhias aéreas, fornecendo-lhes orientações detalhadas sobre armazenamento de longo prazo e garantindo que suas recomendações fossem integradas ao processo de retoma da operação dos aviões com segurança.

Uma diretriz de aeronavegabilidade emitida pela FAA especifica os requisitos que devem ser atendidos antes que os operadores norte-americanos possam retomar as operações, incluindo, entre outras, a melhoria de software, realização de treinos de pilotos e inspeção minuciosa do estado da aeronaves.

Por sua vez, as companhias aéreas terão de realizar trabalhos de manutenção nos aparelhos que tenham estado imobilizados nas pistas dos aeroportos durante mais de 20 meses. Já as aeronaves armazenadas na Boeing, terão de ser examinadas por um inspector da FAA antes de serem enviadas aos clientes.

Com as companhias aéreas financeiramente perturbadas e um tráfego reduzido, a Boeing perdeu um total de 393 encomendas nos primeiros 10 meses do ano e tem actualmente 450 aeronaves em ‘stock’.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here