Início VIP Bélgica e Lufthansa decidem resgatar a Brussels Airlines

Bélgica e Lufthansa decidem resgatar a Brussels Airlines

COMPARTILHE

O governo belga e a Lufthansa chegaram a um projecto de acordo para resgatar a Brussels Airlines, subsidiária do grupo alemão, que como todas as companhias aéreas europeias, e não só, estão a passar por momentos mais difíceis da sua história devido à pandemia da Covid-19 que paralisou a aviação em todo o mundo.

A Brussels Airlines, afectada pela crise do coronavírus, receberá um empréstimo de 290 milhões de euros do governo belga, mas com a garantia de ser reembolsado integralmente em 2026.

O acordo ainda precisa ser aprovado pelo executivo federal belga como um todo, pelos conselhos de administração da Brussels Airlines e Lufthansa, bem como pela Comissão Europeia.

Segundo a radiotelevisão pública flamenga, a própria Lufthansa também investirá 170 milhões de euros na empresa , dos quais 70 milhões serão utilizados para cobrir os custos de reestruturação da companhia aérea e os outros 100 servirão para fortalecer o capital da empresa.

Nas negociações com a Lufthansa, o governo belga insistiu em obter garantias suficientes de que o dinheiro do empréstimo será destinado à Brussels Airlines e não cobrirá outras subsidiárias do grupo alemão.

O governo belga também não abdica de perder a marca, que a empresa continue a voar sob uma licença belga, com sede social em Bruxelas, bem como dois lugares no conselho de administração da Brussels Airlines.

Uma série de medidas estruturais também permitirá à companhia aérea um aumento na produtividade e uma queda nos custos para criar um futuro sustentável a longo prazo.

No total, a Brussels Airlines possuía cerca de 4 mil trabalhadores, incluindo pilotos , pessoal de cabine, engenheiros e manutenção, operações em terra e funções de suporte.

O acordo prevê salvaguardar 75% dos empregos, distribuídos igualmente entre os diferentes departamentos, mas com opções de reforma antecipada, até trabalhos a meio termo.

 

 



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here