Início Breves Bandeira Azul para 372 praias portuguesas

Bandeira Azul para 372 praias portuguesas

Portugal ostenta este ano 372 praias fluviais e costeiras, distribuídas por 98 municípios, com o galardão Bandeira Azul. São mais 12 do que o ano passado, cinco dos quais entram pela primeira vez na lista.

A lista contempla 330 praias costeiras e 42 fluviais distribuídas pelo Norte (72), Centro (29), Tejo (50), Alentejo (31), Algarve (87), Açores (45) e Madeira (16).

A Bandeira Azul abrange ainda 16 portos de recreio e marinas (menos duas do que em 2020), nove no continente e sete nas regiões autónomas, e 11 embarcações ecoturísticas (mais duas do que no ano passado), cinco em Portugal continental e seis na Madeira.

As cerimónias oficiais do hastear da Bandeira Azul em praia costeira começam a 1 de Junho, na praia de Moledo, no concelho de Caminha (Viana do Castelo), enquanto numa praia fluvial está marcado para 15 de Junho, na Albufeira de Santa Clara, em Odemira (Beja), e primeiro hastear numa marina está agendado para 5 de Junho, na Marina de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria (Açores).

O Algarve é de facto o líder no que toca a este galardão. São ao todo 87 praias costeiras e quatro marinas, número idêntico ao ano anterior. Nesta região, Albufeira é a rainha. Segundo a ABAE, Albufeira é o município português líder em Bandeiras Azuis, com um total de 26 galardões a hastear em 25 praias e na marina local. Seguem-se Vila do Bispo (11 praias galardoadas), Loulé (dez praias e a marina de Vilamoura), Portimão (seis praias e a marina), Lagoa (seis praias), Lagos (quatro praias e a marina), Aljezur, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António (quatro praias cada), Castro Marim (três praias) e Silves (duas praias).

O Algarve conta ainda com um Centro Azul, na praia de Quarteira (Loulé), e tem 157 Actividades de Educação Ambiental programadas para a próxima época balnear (143 em praias e 14 em marinas).



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here