Início Destaques Aviação e Turismo em Bruxelas: acabem com o “caos”

Aviação e Turismo em Bruxelas: acabem com o “caos”

“Acabem com o ‘caos’”. É o apelo que se menciona numa carta aberta dirigida à presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, na qual as federações, associações e sindicatos europeus, que representam mais de 5.000 membros, sublinham a urgência de Bruxelas assumir a liderança neste processo, face à contínua falta de coordenação e restrições de viagens divergentes, que ameaçam seriamente os postos de trabalho de 27 milhões de europeus.

Foram mais de 20 organizações europeias dos sectores do turismo e aviação a exigirem à Comissão Europeia que ponha fim à situação caótica das restrições de viagens devido à covid-19 e estabeleça um Protocolo de Testes para a UE.

A carta dá conta dos mais recentes dados, que dão conta de um declínio contínuo no tráfego de passageiros nos aeroportos europeus durante as primeiras duas semanas de Setembro, com uma queda de 73%, mais acentuada que aquela verificada em meados de Agosto (-65%).

As organizações europeias de viagens, transportes e hotelaria sugerem designadamente que a Comissão Europeia desenvolva um “Protocolo de Testes” harmonizado para viagens na UE, que substitua e suprima as diferentes restrições de quarentena implementadas actualmente na Europa, e permita a efectiva reabertura das fronteiras.

Recorde-se, a propósito, que no início de Setembro, a Comissão Europeia já adoptou uma proposta com vista a garantir que quaisquer medidas decididas pelos Estados-membros que restrinjam a livre circulação devido à pandemia da covid-19 sejam coordenadas e comunicadas claramente a nível da UE.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter