Aviação: Comissão Europeia altera leis para apoiar sector

A Comissão Europeia anunciou alterações temporárias das regras comunitárias na aviação pelo impacto do surto de Covid-19 no sector, permitindo que as transportadoras mantenham as suas faixas horárias, mesmo que não operem voos.

A presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen anunciou que a Comissão vai implementar, muito rapidamente, legislação relativamente aos designados “slots” de aeroporto.

Vemos que a situação se está a deteriorar dia após dia e espera-se ainda uma maior queda no tráfego aéreo e por isso vamos tornar mais fácil que as companhias aéreas mantenham as suas faixas horárias, mesmo que não operem alguns voos nesses ‘slots’ por causa da redução do tráfego, disse Ursula von der Leyen, acrescentando que se trata de uma medida temporária que vai ajudar não só a indústria, mas também o meio ambiente.

Assinalando que são muitos os sectores económicos afectados pelo surto de Covid-19, Ursula von der Leyen garantiu que Bruxelas vai intervir não só relativamente à aviação, mas também noutras indústrias.