Início B1 Aveiro: “Grande Rota” para captar e aliciar visitantes

Aveiro: “Grande Rota” para captar e aliciar visitantes

A “Grande Rota da Ria de Aveiro” estende-se pelos por 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), com especial enfoque nos sete ribeirinhos, e abrange áreas classificadas de valor natural e também redes de percursos pedestres, centros de BTT, ciclovias e estruturas náuticas.

Lançada ontem (14) em Pardilhó, Estarreja, a nova rota pretende tirar partido da Ria de Aveiro como recurso distintivo e identitário do território.

Para o presidente da CIRA e também presidente da autarquia de Aveiro, Ribau Esteves, o grande desafio para o turismo regional é atrair visitantes e fazer com que regressem.

A Rota exige preparação prévia, porque não é fisicamente possível conhecer tudo num dia, ou mesmo apenas num fim de semana. Fazer com que as pessoas possam vir e possam voltar é o grande desafio, disse Ribau Esteves explicando que a ideia é divulgar o território de forma integrada, para que as pessoas possam ser ajudadas na sua fruição e aliciadas, no bom sentido do termo, a vir conhecer o território, os habitantes, os valores culturais, patrimoniais, e ambientais, no equilíbrio entre o Homem e a Natureza.

A “Grande Rota da Ria de Aveiro” divide-se três percursos de grande extensão, distintos: Percurso Azul, numa extensão de 130,80 quilómetros, envolve a Ria e os seus principais canais; o Percurso Dourado, o maior de todos, tem 234,60 quilómetros de extensão e circunda os territórios do interior da laguna, espraiando-se para os espaços costeiros de Norte e Sul; e o Percurso Verde, composto por 195,80 quilómetros, rodeia os territórios do Interior da Região, destacando as zonas mais montanhosas.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here