Início B4 Austrália apela ao retorno de turistas

Austrália apela ao retorno de turistas

COMPARTILHE

Apesar dos incêndios que assolam o país desde Setembro passado, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, tem feito sucessivos apelos aos turistas que não deixem de visitar a Austrália.

O chefe do executivo afirmou que há centenas de locais onde é seguro estar e que a Austrália, neste momento, precisa das receitas do turismo mais do que nunca. Este sector da economia, que representa 3% do PIB australiano, juntamente com a agricultura, tem sido das actividades mais afectadas pelos fogos, o que vai implicar efeitos na economia.

O custo económico dos fogos das últimas semanas na zona Leste e Sul da Austrália já ultrapassou os 5 mil milhões de dólares australianos (3 mil milhões de euros), indicaram as primeiras estimativas. No entanto, o valor total ainda está longe de ser conhecido, especialmente porque dezenas de fogos continuam activos em vários pontos do país.

Por outro lado, o chefe do Governo apelou aos cidadãos australianos que cancelaram as férias devido aos fogos e estão a pedir a devolução de dinheiro gasto.

“Pelo menos vejam se podem não pedir já as devoluções porque os operadores estão a sentir um grande impacto. Negócios neste sector estão a sofrer e não vão conseguir responder de imediato a todos os pedidos”, disse.