As tendências tecnológicas e de viagem para 2020

Os viajantes estão a mudar a forma como pesquisam, reservam e viajam. Como será que os passageiros e a tecnologia vão influenciar as viagens em 2020?

– As gerações Z e millenium procuram Destinos de Instagram

Os estudos mostram que, ao fazer a reserva, metade da geração Z e os millennials têm em consideração o quão ‘Instagramável’ é o seu destino. Quantos “likes” vai originar? A garantia de tirar snaps deslumbrantes de férias é um pré-requisito para 25,8% deles, com fotos autênticas e tiradas pelos próprios.

– Os viajantes usam cada vez mais a tecnologia de voz para navegar

Muitas pessoas passam horas a consultar motores de busca e a navegar nos sites para encontrar o seu destino de viagem ideal. Os smart speakers são uma ajuda na busca, com cada vez mais viajantes a descobrir o seu destino perfeito e as passagens aéreas convenientes usando a tecnologia de voz.

– A inspiração para viagens nas redes sociais vem de amigos e familiares

É esperado que o Instagram continue a crescer enquanto fonte importante de inspiração para viagens. Os viajantes observam principalmente os posts de amigos e familiares (65,3%) ou clicam em hashtags de estranhos (45,9%) para encontrar inspiração. O papel dos influenciadores e celebridades como fonte de inspiração para as férias está a diminuir cada vez mais (14,5%).

– A combinação entre viagens aéreas e de comboio vai popularizar-se

A sustentabilidade é importante e os viajantes estão a ter isso em conta no momento da reserva. É por isso que as agências de viagens estão a unir esforços, para, sempre que possível, oferecerem passagens de comboio para as distâncias mais curtas em alternativa aos voos. O princípio orientador é que a combinação entre viagens aéreas e ferroviárias possa ser facilmente programada e reservada.

– Já está a compensar as emissões de CO2?

Existem cada vez mais passageiros a compensar a sua participação nas emissões de carbono. Um recente estudo encomendado revelou que 38,8% dos viajantes planeia compensar as suas emissões de CO2 no próximo ano.

– O seu rosto é o seu passaporte

As filas no aeroporto vão ser mais pequenas graças à tecnologia de reconhecimento facial. No início do ano, a KLM realizou testes em que os passageiros passaram pelos controlos de segurança, lounges e embarque, mostrando uma selfie via aplicação da KLM nos seus telemóveis, em vez de exibirem os seus passaportes.

– IA para reduzir tempos de espera em circunstâncias inesperadas

As circunstâncias inesperadas, como tempestades, podem levar a atrasos nos voos. A Inteligência Artificial (AI) ajuda a reduzir os inconvenientes para os passageiros, calculando rapidamente a melhor forma de utilizar os aviões e as tripulações disponíveis. Isso vai melhorar ainda mais a pontualidade dos voos em 2020.

– Telemóvel desligado ou em casa

Os viajantes preferem, cada vez mais, ficar longe do telemóvel durante as férias ou, no mínimo, usá-lo menos. Ao mesmo tempo, não podem ficar sem telemóvel por completo. Cerca de 50% dos passageiros prefere usar o telemóvel o menos possível em férias, indicando ainda que isso nem sempre é possível. Quase um terço dos passageiros gostaria de viajar sem telemóvel, mas receia que isso seja impossível.