Aprovada estratégia para o turismo sustentável

O relatório intitulado “Uma estratégia da União para o turismo sustentável”, da autoria da deputada portuguesa Cláudia Monteiro de Aguiar, foi aprovado pelo Parlamento Europeu por 577 votos a favor, 31 contra e 80 abstenções.

Após a decisão, a deputada felicitou a Comissão Europeia por ter demonstrado disponibilidade para implementar algumas das medidas constantes do documento.

A estratégia para o turismo sustentável assenta em quatro pilares: o restabelecimento dos planos de resposta à Covid-19, a recolocação da política governamental na União, o reforço da necessidade e dos apoios que permitam a transição para um turismo sustentável, responsável e inteligente e, por fim, repensar a indústria, enquadrando os desafios do futuro.

Uma aprovação muito perto da temporada de Verão na Europa, principal destino turístico mundial, que em 2020 recebeu 70% menos turistas internacionais do que no ano anterior e colocou em risco o trabalho de 6 a 11 milhões de empregos.

Como medida futura, fala-se na criação de uma Agência Europeia de Turismo ou de um departamento dentro de uma agência europeia existente, como uma estrutura de análise de dados e métricas que apoiam a tomada de decisão dos agentes de turismo, e avaliam o impacto de o sector para, por exemplo, ser capaz de apoiar a transição sustentável, responsável e inteligente em consonância com os objectivos do pacto ecológico e da agenda digital.