Reforçar a protecção do viajante, através da criação de condições para mais e melhor informação aos viajantes, bem como uma maior eficácia na capacidade de resposta dos serviços de emergência consular , são alguns dos objectivos da colaboração entre a APAVT e a SECP/MNE, ontem (06) formalizada em protocolo.
A divulgação do «Registo Viajante», aplicação disponível para sistemas iOS e Android, que já registou 23.794 desde a sua criação em 016, bem como uma partilha de informação e de elementos mais estruturada e regular entre a APAVT e o MNE, tendo em vista também a actuação do Gabinete de Emergência Consular, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, são alguns dos aspectos a destacar deste documento.
Na altura da celebração da assinatura do acordo, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, afirmou num mundo cada vez mais imprevisível, quer por questões políticas e sociais, quer por ocorrência de condições naturais extremas, segurança e confiança são hoje palavras chave indissociáveis das agências de viagens.
– Nesse sentido, nada mais natural para a APAVT, do que associar-se à Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, para aumentar a qualidade da informação e a capacidade de resposta, sempre visando a segurança dos portugueses e dos nossos clientes, explicou Pedro Costa Ferreira, acrescentando ainda:
– De referir ainda o carácter dinâmico desta associação — A assinatura deste protocolo resume o trabalho conjunto até aqui realizado, mas sobretudo traça um conjunto de compromissos que todos esperamos possam ser cumpridos num futuro próximo.
O documento foi assinado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, e pelo presidente e directora da APAVT, respectivamente Pedro Costa Ferreira e Paula Alves.