COMPARTILHE

Este mês marca o vigésimo aniversário desde a expansão da marca Amadeus para Portugal, enquanto parte da filial espanhola, embora a tecnologia da Amadeus já estivesse presente desde 1992 no mercado português.

Durante esse período, a multinacional, que comercializa e adapta, no mercado português, a tecnologia de distribuição (sistema de reservas Amadeus) e produtos relacionados, foi crescendo.  Actualmente, Amadeus fornece serviços em Portugal para mais de duzentas agências de viagens, que constituem cerca de 600 estabelecimentos e plataformas online.

Para além disso, a filial está actualmente no decurso de um processo de expansão no território português, de forma a posicionar o sistema Amadeus como líder tecnológico para os agentes de viagens, devido ao vasto catálogo de oferta das ferramentas que coloca a serviço dos protagonistas na cadeia de valor das viagens, oferecendo cerca de 60 soluções diferentes.

Os últimos meses Amadeus Portugal tem estado particularmente ativa, com o início do lançamento da nova ferramenta Amadeus Leisure Platform (ALP), uma solução que foi apresentada ao mercado há poucas semana durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Amadeus providencia actualmente às agências de viagens conteúdos de mais de 709 companhias aéreas (incluindo 70 low cost), 43 empresas de aluguer de automóveis (com um total de mais de 36.000 escritórios), 50 linhas de cruzeiro, o inventário mais de 389.000 hotéis, 233 operadores turísticos, 90 operadores ferroviários e 16 empresas de seguro de viagem com uma ampla gama de filiais nacionais. Amadeus também é um parceiro tecnológico de 125 companhias aéreas às quais fornece tecnologia de gestão de stock.

Algumas notas relevantes sobre a Amadeus Portugal

– O primeiro colaborador que ainda hoje trabalha na empresa em Portugal foi Carla Bernardes, em 1998.

– A primeira companhia que contratou o Amadeus Altea em Portugal foi a SATA Air Açores.

– Em outubro de 2012, foi lançada a revista  corporativa Ponto Turismo mercado turístico Português.

– Em 2017 estreou a primeira edição do Amadeus Technology Forum em Lisboa.

– Luís Sousa, dono da agência Mr. Viagem, foi o primeiro convidado para ser entrevistado no “chester” em março 2017.

Fernando Cuesta, CEO da Amadeus Espanha e Portugal, refere que Amadeus vive agora um momento de especial dinamismo no mercado português, com desafios emocionantes e uma equipa entusiasta e cheia de talentos que todos os dias tenta conquistar um mercado em crescimento.

Ainda temos muitos objectivos por alcançar, e temos vontade de elevar ainda mais a qualidade da nossa tecnologia. E o sucesso do trabalho implementado até agora indica o rumo que pretendemos seguir.

Para o responsável comercial da Amadeus em Portugal, Claudio Santos, Amadeus tem sido um dos agentes mais dinâmicos de mudança na indústria do turismo e viagens em Portugal nos últimos anos. Salienta ainda que queremos estender a nossa tecnologia ao máximo de modo a trabalhar com a totalidade das empresas do sector em que operamos.

No caso das agências de viagens, por exemplo, o nosso objectivo é aumentar a presença de nossas ferramentas de modo a contribuir para o aumento da sua eficiência e produtividade.