Alto Tâmega promovem-se como destino acessível e inclusivo

 

Os seis municípios do Alto Tâmega estão a unir esforços para promover o turismo acessível e inclusivo “para todos” e atrair mais visitantes ao território.

Para o efeito, as câmaras vão realizar o seminário “Turismo para todos no Alto Tâmega – novos desafios”, entre os dias 20 e 21 de junho, em Chaves e Vila Pouca de Aguiar.

Em comunicado os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar explicam que se pretende “um turismo acessível e inclusivo, englobando toda a população independentemente do seu grau de autonomia, nomeadamente no que respeita às suas necessidades especiais ou outros aspetos que possam condicionar a sua facilidade em viajar”.

A ideia é, acrescentam, “tornar o Alto Tâmega num destino turístico para todos, aberto a pessoas com o mais variado leque de necessidades, isto é, numa oferta turística acessível, introduzindo igualmente a acessibilidade e a inclusão de forma integrada, acrescentando assim à oferta turística uma nova dimensão competitiva”.

A aposta vai para uma “estratégia concertada” para tornar este território do distrito de Vila Real “num destino turístico de excelência” e “internacionalizá-lo”.

Durante o seminário e, partindo das especificidades do território do Alto Tâmega, serão debatidos temas como a construção de uma oferta turística acessível, o termalismo e o turismo de natureza em cidades e vilas inclusivas, oportunidades de mercado e internacionalização.

Haverá, ainda, um painel exclusivamente dedicado a exemplos de ofertas de turismo nos seis municípios.

O seminário arranca em Pedras Salgadas, em Vila Pouca de Aguiar, e, no dia a seguir, realiza-se em Vidago, já no concelho de Chaves.

Este será o primeiro de vários encontros que as câmaras pretendem promover anualmente pelos concelhos, numa estratégia comum de promoção turística, em torno de várias temáticas.