Algarve vai demorar tempo para recuperar turismo alemão

Apesar da retirada de Portugal da lista alemã que impedia a entrada de viajantes no país sem quarentena, o presidente do Turismo do Algarve revela que vai demorar tempo para recuperar os turistas da Alemanha para a região.

– É uma boa notícia, permite a realização de voos não essenciais a partir da Alemanha e isenta de quarentena todos aqueles que tenham a vacinação completa, tenham certificado de imunidade, ou que façam teste no regresso, de PCR ou antigénio, afirmou João Fernandes.

Numa reacção à decisão anunciada na segunda-feira pela Alemanha de retirar Portugal da lista de países com interdição de entrada no país devido a alta prevalência da estirpe Delta do vírus Covid-19, João Fernandes lembrou que, antes da imposição dessas limitações às viagens, estavam previstos 311 voos para Julho oriundos da Alemanha, mas advertiu que esses números não vão ser repostos de imediato.

– Corresponderiam a mais de 56 mil lugares de avião. Grande parte dessas operações foram canceladas, os operadores turísticos e as companhias aéreas foram, com o anúncio do dia 25, desmobilizando as suas operações, e, portanto, vai ser necessário retomar toda essa dinâmica, argumentou.

João Fernandes frisou que também a imagem de Portugal, depois do anúncio que impunha as restrições, sofreu um revés importante e agora é preciso ver de que forma é possível captar de novo esta procura perante uma grande desconfiança dos próprios consumidores em relação às decisões que vão sendo alteradas a cada momento e que deixam muitas vezes os viajantes no destino a terem de antecipar o seu regresso.

João Fernandes disse esperar que haja uma estabilização das regras com base no certificado digital que foi acordado pelos Estados-membros da União Europeia e que a sua utilização já esteja mais normalizada após os principais meses de Verão e nos meses de maior procura do mercado alemão ao Algarve.

– A maior procura do mercado alemão é em Setembro e Outubro e, portanto, nesse capítulo há ainda também uma oportunidade muito importante para aproveitar, realçou.