Início VIP Algarve quer estar na gestão concertada da Rota da Costa Atlântica

Algarve quer estar na gestão concertada da Rota da Costa Atlântica

A Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL vai assinar um protocolo de colaboração com outras 21 entidades regionais e nacionais para assegurar a gestão concertada da Rota da Costa Atlântica – EuroVelo1.

O objectivo da AMAL é dar resposta às necessidades de gestão, valorização e promoção de uma das rotas âncora do Portuguese Trails, que atravessa o território nacional ao longo da costa continental, sendo, por isso, parte da rede europeia EuroVelo, considerado um itinerário incontornável para o posicionamento internacional de Portugal como um destino de Cycling.

Através deste protocolo, cabe à AMAL, em articulação com os municípios que a integram, empenhar-se no acompanhamento da gestão da Rota, em termos da sua manutenção e monitorização, visando a segurança dos utilizadores, bem como colaborar em iniciativas que valorizem a oferta de Cycling nos territórios, no âmbito do Portuguese Trails.

Refira-se que o projecto Portuguese Trails, lançado em 2017 pelo Turismo de Portugal, no âmbito da Estratégia de Turismo 2027, visa posicionar Portugal como um destino internacional de Cycling e Walking, numa lógica de diversificação da oferta, incremento de fluxos turísticos em todo o território nacional ao longo do ano e captação de novos mercados internacionais.

A Comunidade Intermunicipal do Algarve, em parceria com a Região de Turismo do Algarve, integrou o projecto de cooperação europeia Atlantic On Bike de 2017 a 2020, do qual faziam parte entidades dos 6 países percorridos pela Rota EuroVelo1, sendo os únicos representantes de Portugal.

Entretanto, o Turismo de Portugal e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) levam a cabo, nos próximos dias 14 e 15 deste mês, o 1º Encontro de Parceiros da Rota da Costa Atlântica – Eurovelo1, em formato online, onde terá relevo a assinatura deste protocolo de colaboração.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here