Início Opção Turismo Algarve forma profissionais para turismo de natureza e cultural

Algarve forma profissionais para turismo de natureza e cultural

Até ao final do ano a Região de Turismo do Algarve pretende capacitar mais de 230 empresas e profissionais do sector turístico nas áreas do património natural e cultural do destino, sem encargos para os participantes.

O tiro de partida foi dado no início de Novembro com a organização de uma acção de capacitação para qualificar as unidades de alojamento algarvias que operam no segmento de caminhada ou bicicleta. A acção consiste em consultorias personalizadas, realizadas em cada alojamento por uma equipa independente e especializada na implementação e adaptação de projectos bike & walk friendly.

A elevada procura por esta primeira acção de capacitação, motivada pelo sector do alojamento turístico, esgotou as inscrições previstas e originou uma lista de espera, revelando o crescente interesse das unidades de alojamento no turismo de natureza.

A acção de capacitação ‘Bike & Walk Friendly’ para unidades de alojamento realiza-se no âmbito da candidatura ‘SustenTUR Algarve – preservação do património natural e cultural da região do Algarve’ ao Programa Valorizar (Linha de Apoio à Sustentabilidade), do Turismo de Portugal.

No âmbito da mesma candidatura, a RTA convidou os profissionais de empresas de animação turística a participar na acção de sensibilização e capacitação ‘O nosso Património Cultural’, que conta com a colaboração da Direcção Regional de Cultura do Algarve e dos municípios de Faro, Tavira e Silves.

A iniciativa promove a sustentabilidade do turismo através da valorização e preservação dos bens culturais da região, incentiva a uma correcta comunicação e a uma melhor experiência turística e cultural do património edificado e estimula a adopção de boas práticas de visitação através da realização de visitas orientadas nos municípios que integram o programa.
Por sua vez, as acções de capacitação dirigidas aos operadores marítimo-turísticos da área do Parque Natural da Ria Formosa e do barlavento algarvio, cuidam de promover a protecção do ambiente e a conservação e valorização do património natural da região.

Finalmente, ainda vai realizar-se um ciclo de acções de capacitação ‘Rota Eurovelo 1 e Percursos Cicláveis no Algarve’ destinadas aos profissionais de informação turística da Região de Turismo e dos municípios do Algarve.
Esta rota ciclável combina, ao longo de mais de 9.100 quilómetros, os fiordes da Noruega, a costa selvagem da Irlanda e as praias de Portugal, cruzando o Algarve de Vila Real de Santo António a Odeceixe, num percurso com perto de 300 quilómetros de extensão.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here