Alentejo: hotelaria com ocupação inferior ao esperado

Tal como em outras regiões, conforme o Opção Turismo fez referência, as taxas de ocupação na generalidade das unidades hoteleiras do Alentejo na passagem de ano vão ser inferiores às expectativas.

Vítor Silva, presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, destacou que existiam zonas, nomeadamente o litoral alentejano, onde unidades hoteleiras estavam esgotadas ou quase esgotadas para esta altura.

Todavia, com as restrições determinadas pelo Governo face ao aparecimento da nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, a Ómicron, e para controlo da pandemia, as taxas de ocupação diminuíram e isso aconteceu também nas unidades de turismo rural.

E o mesmo está a suceder nos restaurantes da região com jantares e festas de passagem de ano programados a registarem descidas ou cancelamentos no número de reservas.

Para o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, a obrigatoriedade de teste negativo à covid-19 para aceder a unidades turísticas e a restaurantes, vai afectar as taxas de ocupação e as lotações de festas, sobretudo porque muitas pessoas estão com dificuldades em conseguir fazer testes.