Início B4 Açores: 12 milhões da UE para alterações climáticas vão ajudar o turismo

Açores: 12 milhões da UE para alterações climáticas vão ajudar o turismo

A Comissão Europeia vai alocar 11,9 milhões de euros a um projecto nos Açores que visa ajudar a Direcção Regional do Ambiente a implementar um programa existente de adaptação às alterações climáticas nas ilhas, foi esta quarta-feira anunciado.

Este apoio vai também ajudar o sector do turismo já que a área do ambiente é factor primordial para a sustentabilidade do turismo na região.

Além do projecto de adaptação às alterações climáticas nos Açores, serão financiadas acções que vão da conservação da natureza à gestão dos resíduos de plástico.

– “O projecto irá abordar vulnerabilidades específicas da transição climática que afectam a região, com um foco nos sectores mais em risco e utilizando abordagens baseadas em ecossistemas quando relevantes”, refere o executivo comunitário.

Frisando que as alterações climáticas são um grande problema nas nove ilhas dos Açores, as medidas previstas por este projecto incluem ajudar a transição para a mobilidade neutra em carbono, mas também chamar a atenção da sociedade sobre os grandes desafios criados pelas alterações climáticas, contribuindo para uma maior governação climática e acção dos indivíduos e das organizações”.

A Direcção Regional do Ambiente também irá promover medidas de adaptação e de mitigação em outras áreas políticas, como a energia, florestação e turismo, para aumentar a resiliência climática, que durará até 2030, lê-se numa nota publicada pelo executivo comunitário.

O financiamento do projecto açoriano enquadra-se numa estratégia mais ampla divulgada pela Comissão Europeia, que prevê verbas perfazendo um total de 121 milhões a projectos do mesmo tipo na Bélgica, Alemanha, Irlanda, França, Hungria, Itália, Letónia, Holanda, Polónia e Eslováquia, além de Portugal.

 

 



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter