ALA+T: IPDT e Turismo de Portugal distinguem projectos turísticos

O IPDT – Turismo e Consultoria, conjuntamente com o Turismo de Portugal, promoveu ontem (10 de Dezembro) a sessão de encerramento da 2ª Edição do programa ALA+T – Qualificar para o Turismo, que este ano decorreu em formato online.

Baião, Marco de Canaveses, Associação de Municípios do Vale do Sousa – Rota do Românico, Associação de Municípios do Baixo Tâmega, Montemor-o-Velho, Peniche, Penacova, Faro e Olhão são as entidades distinguidas pelas melhores ideias de projeto apresentadas no encerramento da 2ª edição do programa ALA+T – Qualificar para o Turismo, uma iniciativa que tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento turístico do País, com enfoque no potencial do turismo enquanto dinamizador de territórios e comunidades locais.

A 2ª edição voltou a contar com o apoio do Turismo de Portugal e culminou numa cerimónia online de apresentação e anúncio das ideias vencedoras, que teve a participação da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Projectos vencedores

Viagem a Portugal, apresentado pelos representantes das Câmaras Municipais de Baião e Marco de Canaveses, e pelas Associações dos Municípios de Vale do Sousa – Rota do Românico e do Baixo Tâmega, foi distinguido como um projecto piloto que pretende promover o turismo literário nos territórios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega.

– “Portugal Rocks”, projecto apresentado pelos representantes das Câmaras Municipais de Montemor-o-Velho, Peniche e Penacova, foi distinguido pela criação de uma plataforma online que permita ao turista aceder à informação sobre sítios de interesse geológico, geoparques (UNESCO), e empresas de animação turística com actividades neste domínio.

– “Ria Formosa, apresentado pelos representantes das Câmaras Municipais de Faro e Olhão, foi distinguido pela apresentação de uma aplicação informática de Realidade Aumentada para mostrar, a quem visita a Ria Formosa, o espaço natural, o ecossistema marinho e outros recursos do local.

As ideias vencedoras são passíveis de apoio pelo Turismo de Portugal após adequação dos projectos aos critérios dos programas de apoio desta entidade.

No total, o ALA+T reuniu 232 participantes, 32 projectos de desenvolvimento turístico e 45 ‘master classes’, que decorreram nas escolas do Turismo de Portugal em Lamego, Porto, Coimbra, Caldas da Rainha, Estoril, Portalegre, Setúbal e Faro.