AL dos Açores quer apoios concertados e até Junho de 2022

A Associação do Alojamento Local dos Açores (ALA) defendeu que os programas de apoio ao turismo devem ficar concentrados num único que designa de ‘Apoiar o Turismo Açores’, e deveria vigorar pelo menos até Junho de 2022.

Numa nota enviada à agência Lusa, a direcção da ALA considera que os programas de apoio devem prever, de forma totalmente inclusiva, uma majoração para todos aqueles que têm a sua principal actividade centrada no turismo, enquanto os mesmos que estão em curso, e os novos a implementar, devem ter a total possibilidade de apoiar aqueles que acreditam no turismo da região.

A ALA propõe a agregação de todos estes apoios com medidas pensadas e criadas para as efectivas dificuldades do sector, onde as associações seriam envolvidas na sua aplicabilidade e análise contínua e construtiva.

Os empresários regionais do sector recomendam que, face ao advento de um novo paradigma turístico por consequência da pandemia, se dê já início à revisão do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA) e do POTRAA – Programa de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores. Pretende-se com esta revisão “enquadrá-los nesta nova realidade”, considerando-se que “tais instrumentos são fundamentais para definir e auxiliar de forma sólida a estratégia para o turismo açoriano nos próximos anos”.

Aquela associação voltou a desafiar o Governo dos Açores para tomar uma posição clara e inequívoca sobre a elegibilidade do alojamento local no próximo quadro comunitário, algo que se reitera ser de cabal justiça. “Não queremos que o turismo se torne num tema tabu na agenda política regional, queremos sim, discuti-lo abertamente com todos, e que o mesmo seja liderado por nós açorianos”, conclui a nota da ALA.