AirHelp Score: TAP entre as melhores companhias aéreas

A AirHelp revela o AirHelp Score, o ranking anual que classifica as melhores companhias aéreas. Lançada em 2015, esta é a mais completa e precisa avaliação de companhias baseada em dados, classificando-os de acordo com os seguintes parâmetros: qualidade de serviço, pontualidade, tratamento de reclamações e alimentação e lojas – tendo em conta serviços prestados durante e após o voo.

Para criar este ranking, a AirHelp usou fontes privilegiadas, incluindo a sua base de dados de estatísticas de voo, uma das maiores e mais abrangentes do mundo, dezenas de milhares de opiniões de clientes e a experiência adquirida ao ajudar 10 milhões de passageiros em todo o mundo a submeterem pedidos de compensação após perturbações em voos.

No ranking das companhias aéreas, a TAP Air Portugal surge na 61.ª posição, entre 72 companhias, com a pontuação final de 6,04 (a melhor companhia tem 8,23). A transportadora portuguesa apresenta uma pontuação de 7,7 em qualidade de serviço, 5,3 em tratamento de reclamações e 5,2 em pontualidade (o que significa que 52% dos voos chegam no horário estipulado).

A Qatar Airways lidera o AirHelp Score na categoria de companhia aérea, com uma pontuação final de 8,23 pontos. A companhia, que em junho vai lançar a rota Lisboa-Doha mantém, assim, a posição do ano transacto, principalmente devido à consistência no tratamento de reclamações e pontualidade elevada. Seguem-se a American Airlines (2.º), Aeromexico (3.º). Nos dois lugares seguintes: SAS e Qantas.

No sentido inverso da tabela, as cinco companhias aéreas com as classificações mais baixas são a Ryanair (Irlanda – 68.º), Korean Air (Coreia do Sul – 69.º), Kuwait Airways (70.ª), easyJet (Reino Unido – 71.ª) e Thomas Cook Airlines (Reino Unido – 72.ª).