Wow Air deixa de operar e cancela voos

A companhia aérea islandesa Wow Air, em grandes dificuldades financeiras, anunciou ontem o cessar das suas operações e o cancelamento de todos os voos.

Um breve comunicado da low cost refere apenas que a Wow Air deixou de operar. Todos os voos Wow são cancelados. Passageiros afectados devem verificar os voos disponíveis com outras companhias aéreas.

A Wow Air, que transporta mais de um terço dos viajantes na Islândia, não tem qualquer investidor para uma possível recuperação após a saída da Icelandair das negociações para essa mesma recuperação.

Durante o processo, a companhia aérea de baixo custo anunciou conversações com seus credores para encontrar uma solução global para a reestruturação, incluindo um acordo de conversão da dívida de capital actual. Na passada segunda-feira, os credores aprovaram a conversão de capital para 49% da dívida da empresa.

Wow Air tentou ainda encontrar compradores para os 51% restantes a fim de evitar a falência.

Nos primeiros nove meses de 2018, a empresa tinha apresentado uma perda antes de impostos de cerca 37 milhões de euros.

Segundo o governo da Islândia, a falência da transportadora, fundada em 2011, iria diminuir 3% do PIB, a queda da coroa (moeda) e um aumento da inflação,.

Infelizmente e passado este tempo, não conseguiu obter o financiamento para a empresa, disse o presidente Skuli Mogensen em uma carta dirigida aos funcionários, acrescentando que nunca me vou perdoar por não ter agido mais cedo.

A Wow desempenhou um papel fundamental no crescimento do turismo na Islândia, que já dura uma década. A companhia transportou 3,5 milhões de passageiros no ano passado.

De acordo com o operador do Aeroporto Internacional de Keflavik, é esperado que o número de visitantes na Islândia a cair este ano, pela primeira vez em dez anos.