AHRESP: Linha Retomar deve salvaguardar historial bancário das empresas

No âmbito da disponibilização da linha Retomar, que visa apoiar as empresas após o fim das moratórias bancárias, a AHRESP alerta que todos os processos de reestruturação de crédito acordados ao abrigo desta linha não devem influenciar o historial bancário das empresas beneficiárias, nem prejudicar a análise de eventuais pedidos futuros de financiamento junto da banca.

Considerando que as dificuldades que a maioria das empresas enfrentam estão directamente relacionadas com a situação extraordinária causada pela pandemia, o enquadramento desta medida deve salvaguardar o futuro financeiro das empresas abrangidas, refere a Associação.

No comunicado, a AHRESP indica ainda que é essencial assegurar que todas as empresas que reúnam os critérios de elegibilidade possam ter acesso directo a esta medida, sem que haja lugar a eventuais rejeições injustificadas por parte das instituições bancárias.

AHRESP vai a eleições hoje

 As eleições dos novos corpos sociais da AHRESP para o triénio 2021-2024 acontecem hoje, quinta-feira.

Irá a sufrágio uma lista única para a mesa da Assembleia-Geral, Conselho Fiscal e Direcção, apresentada e subscrita pela direcção cessante. No mesmo dia serão votadas tanto as oito comissões directivas sectoriais como as 14 distritais. Nestas assembleias-gerais serão eleitas 85 empresas associadas, representadas por 170 dirigentes.

As 85 empresas apresentadas a sufrágio são representantes da restauração tradicional, restauração de serviço rápido, restauração colectiva, pastelarias, animação nocturna, indústria/comércio alimentar e emissoras de vales de refeições, hotelaria, alojamento local, parques de campismo e turismo de ar livre.

Pela primeira vez na história da Associação, ocorrerão eleições para as 14 comissões directivas distritais dos Açores, Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu.

As votações irão decorrer na sede e pela primeira vez também em todas as delegações da AHRESP, entre as 15h00 e as 18h00.

No seu programa de mandato, a lista concorrente aos órgãos sociais sinaliza a sua acção alicerçada em três eixos estratégicos: empresas, pessoas e gastronomia, que indica que reconstruir, modernizar e reforçar a importância das nossas actividades na economia nacional são acções críticas a desenvolver.